Devocional Actos
Leitura Bíblica
Saulo era dos que tinham aprovado a morte de Estêvão. Nesse mesmo dia, teve início uma grande perseguição contra a igreja de Jerusalém. Todos os crentes, menos os apóstolos, se espalharam pelas povoações da Judeia e da Samaria. Entretanto alguns homens piedosos enterraram Estêvão e choraram muito por ele. Saulo, porém, queria acabar com a igreja. Entrava pelas casas, arrastava homens e mulheres e metia-os na cadeia. Aqueles que tinham sido espalhados pregavam o evangelho por toda a parte.
Actos 8.1-4 in Bíblia para Todos
Devocional
A perseguição a que os cristãos vão sendo ciclicamente votados obriga-os a ter bem presente a missão que Deus lhes confiou. Sendo particularmente doloroso suportar a brutalidade de palavras e acções ou a violência da ostracização silenciosa, por parte de elites terrenas encharcadas em incredulidade, a verdade é que há um crescimento visível no plano espiritual. O aperto, contrariamente à largueza, concorre para a efectiva dependência de Deus.
O arrojo em horas difíceis salienta-se ainda mais. A solidariedade entre os que trilham o caminho estreito aprofunda-se. As lágrimas são partilhadas e, simultaneamente, enxutas com uma esperança comum. As agressões, porque sofridas e sentidas por igual, acabam por ser entendidas e até melhor digeridas. A intimidade com Deus fortalece-se. O amor ao próximo torna-se galopante.
Recorde-se, sobretudo na adversidade, que o que à partida podia ser interpretado como uma catástrofe gerou um movimento imparável e a construção de algo grandioso: “Os que foram dispersos iam por toda a parte, anunciando a Palavra”.
– Jónatas Figueiredo