Devocional Actos
Leitura Bíblica
Ele respondeu: «Irmãos e pais, escutem! O Deus glorioso apareceu ao nosso antepassado Abraão, quando ele estava ainda na Mesopotâmia, antes de ir morar em Haran, e disse-lhe: “Deixa a tua terra e os teus parentes e vai para a terra que eu vou mostrar-te.” Assim, ele saiu da terra dos caldeus e foi viver em Haran. Depois de lhe morrer o pai, Deus trouxe Abraão para esta terra onde vocês agora habitam. Deus não lhe deu ali propriedade alguma, nem mesmo um palmo de terra. Mas prometeu que lhe daria toda esta terra, a ele e aos seus descendentes. Quando Deus lhe fez esta promessa, Abraão ainda não tinha filhos. Estêvão continuou: «Esses patriarcas tiveram inveja do seu irmão José e venderam-no para ser levado para o Egito. Mas Deus não abandonou José Este mesmo Moisés chegou a ser rejeitado quando lhe disseram: “Quem te nomeou nosso chefe ou nosso juiz?” Mas Deus enviou-o como guia e libertador, por meio do anjo que lhe apareceu no arbusto. Foi Moisés quem tirou do Egito os nossos antepassados e fez prodígios e sinais milagrosos naquela terra, no Mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos. Homens de cabeça dura, impuros de coração e de ouvidos! Tal como os vossos antepassados, estão continuamente a resistir ao Espírito Santo. Houve algum profeta que não fosse perseguido pelos vossos antepassados? Eles mataram os que anunciavam a vinda do Justo, aquele que vocês agora atraiçoaram e assassinaram. Pois receberam a lei por meio dos anjos e não lhe obedeceram!» Quando os membros do tribunal ouviram o que Estêvão disse, ficaram furiosos e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, cheio do Espírito Santo , olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. E disse: «Reparem! Vejo o céu aberto e o Filho do Homem , de pé, ao lado direito de Deus!» Mas eles taparam os ouvidos e atiraram-se todos contra ele, em altos gritos. Expulsaram-no da cidade e apedrejaram-no. As testemunhas que fizeram isso deixaram as suas roupas ao cuidado de um jovem chamado Saulo. E enquanto o apedrejavam, Estêvão orava a Jesus: «Senhor Jesus, recebe o meu espírito!» Depois ajoelhou-se e gritou com voz forte: «Senhor, não os condenes por causa deste pecado!» Ao dizer isto, morreu.
Actos 7 (2-5, 9, 35-36, 51-60) in Bíblia para Todos
Devocional
Ninguém cala um cristão esclarecido quanto à acção de Deus ao longo da História. Até porque estando devidamente alicerçado na Palavra tem uma noção apurada da fidelidade Divina e da rebeldia humana. Como tal, depois de partilhar o arrojo de imensa gente de carne e osso que ousou, ao longo dos séculos, obedecer a Deus e alterar as suas próprias agendas e rotas pessoais, procura estimular outros à fé em Jesus.
Infelizmente, pode muito bem suceder que os conterrâneos, religiosos ou não, minimizem e desprezem esses exemplos idos de pessoas comuns que depositaram a sua esperança em Deus. O discípulo de Jesus bem pode preparar-se para reacções altamente agressivas da parte de quem se fecha à acção do Espírito Santo e insista em manter o coração petrificado. No entanto, deve igualmente lembrar-se que não há quem possa impedi-lo de ver continuamente Jesus glorificado, de experimentar paz permanente e de revelar até ao fim um espírito de amor e perdão. A um seguidor de Jesus podem beliscar o corpo, mas jamais silenciar a alma.
– Jónatas Figueiredo