Devocional Actos
Leitura Bíblica
Naquela altura, o número de pessoas que aceitavam a fé era cada vez maior. Por isso houve um certo descontentamento por parte dos crentes de língua grega contra os crentes de língua hebraica, porque as sua viúvas eram esquecidas na distribuição diária de auxílios. Então os doze apóstolos reuniram todos os crentes e disseram: «Não está certo que deixemos de pregar a palavra de Deus para nos ocuparmos da distribuição de auxílios. Por isso, irmãos, escolham dentre vós sete homens de confiança, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para os encarregarmos desse serviço. E nós continuamos a dar o nosso tempo à oração e ao ministério da palavra de Deus.» Todos concordaram com a proposta e escolheram então Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, que era natural de Antioquia e se tinha convertido à religião judaica. Apresentaram estes homens aos apóstolos que oraram por eles e impuseram as mãos sobre as suas cabeças.
Actos 6.1-7 in Bíblia para Todos
Devocional
“Crescendo o número dos discípulos”, seja em que local for, aumentam também os desafios. Importa é que cada comunidade de fé seja activamente sensível, não minimizando ou sublimando a existência de determinadas lacunas. A Igreja madura é aquela em que cada elemento percebe a função que Deus lhe concede. Onde há lugar para a oração e o ministério da Palavra, bem como para o serviço ao próximo. Dessa forma, as carências, porque sempre existem, são supridas velozmente em amor.
Esse cuidado fraternal, no entanto, não é facultado de qualquer forma. Os princípios espirituais são o chão de cada escolha. Somente corações com “boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria” são reconhecidos e separados para servir as “almas esquecidas”. Quando a Igreja proclama o amor de Deus com a voz mas também com as mãos é comum multiplicarem-se os seguidores de Jesus, contagiando até o “clero” a obedecer à fé.
– Jónatas Figueiredo