Devocional Actos
Leitura Bíblica
Os crentes viviam perfeitamente unidos: eram como um só coração e uma só alma. Nenhum deles dizia que os seus bens eram apenas seus, mas punham tudo em comum. Os apóstolos falavam com grande autoridade acerca da ressurreição do Senhor Jesus e eram grandemente abençoados. Nenhum dos crentes passava necessidade, porque os que tinham campos ou casas vendiam tudo e entregavam aos apóstolos o dinheiro da venda, para eles repartirem por cada um conforme as suas necessidades. Havia entre eles um levita, nascido na ilha de Chipre. Os apóstolos chamavam-lhe Barnabé, palavra que na língua deles quer dizer «o que dá coragem». Este vendeu uma propriedade que possuía e entregou o dinheiro aos apóstolos.
Actos 4.32-37 in Bíblia para Todos
Devocional
A unidade espiritual dos cristãos expressa-se de formas muito práticas, independentemente das circunstâncias adversas que os rodeiem ou dos picos espirituais experienciados. O amor comunitário não é colocado na prateleira por força dos ânimos externos estarem exaltados, muito menos por um êxtase espiritual que disparatadamente sublime necessidades materiais objectivas. A comunhão dos discípulos de Jesus deve ser de tal ordem que a fé ganhe contornos visíveis e palpáveis.
As carências existentes são supridas com actos espontâneos de amor fraternal, repletos de intencionalidade sadia. Os recursos ao invés de manipulados são partilhados. O egoísmo é substituído pelo altruísmo. Tudo fruto de uma mentalidade transformada por Jesus. A autoridade de uma comunidade cristã testemunhar a ressurreição de Jesus assenta, em muito, na maneira como os Seus seguidores se ajudam entre si. É indesmentível o poder da oração e a premência de santa ousadia para partilhar a fé, mas é, igualmente, indiscutível que a graça de Deus é notória quando os cristãos se amam e se doam conforme Jesus exemplificou. Logo, como parte integrante da Sua Igreja, coloco aos Seus pés e dos meus irmãos o que tenho e sou.
– Jónatas Figueiredo