Devocional Actos
Leitura Bíblica
O homem que tinha sido curado não largava Pedro e João. E toda a gente, cheia de espanto, correu para onde eles estavam, na parte do templo chamada Pórtico de Salomão. Quando Pedro viu aquilo, falou assim ao povo: «Israelitas, por que estão assim tão admirados e por que olham para nós dessa maneira? Julgam que foi pelo nosso próprio poder ou pela nossa piedade que fizemos andar este homem? O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, Deus dos nossos antepassados, quis assim glorificar o seu servo Jesus, aquele que vocês entregaram às autoridades. E quando Pilatos o quis soltar recusaram. Recusaram aquele que era o santo, o justo, e pediram a liberdade para um criminoso. Desse modo, mataram quem dá a vida. Mas Deus ressuscitou-o, e nós somos testemunhas disso. Foi a fé no poder de Jesus que deu forças a este homem que aqui veem e bem conhecem. Essa fé em Jesus curou-o completamente, como todos estão a ver. Eu sei, irmãos, que tanto vocês como os vossos chefes o fizeram por ignorância. Mas cumpriu-se desse modo aquilo que Deus já antes tinha dito pela boca de todos os profetas: que o seu Messias tinha de sofrer. Portanto, arrependam-se e mudem de vida, para que Deus vos perdoe os pecados. Desse modo, o Senhor vos dará dias de paz e vos enviará Jesus, o Messias, conforme tinha planeado a pensar em vós. Jesus, por agora, terá de ficar no Céu, até que chegue o tempo de renovar todas as coisas, conforme Deus mandou dizer há muito tempo pelos seus santos profetas. Com efeito, Moisés disse: O Senhor Deus há de fazer aparecer de entre vós um profeta semelhante a mim. Hão de prestar atenção a tudo o que ele vos disser. Quem não der ouvidos a esse profeta será excluído do povo de Israel. E também todos os profetas, desde Samuel em diante, anunciaram o que se ia passar nos tempos de hoje. As promessas que Deus fez por intermédio dos profetas são para vosso benefício e assim participam da aliança que Deus fez com os vossos antepassados, quando disse a Abraão: Todos os povos do mundo serão abençoados por meio da tua descendência. Deus, depois de ressuscitar o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós para vos abençoar e afastar do mal que fazem.»
Actos 3.11-26 in Bíblia para Todos
Devocional
Os seguidores de Jesus quando procurados por causa do impacto da acção de Deus, tratam logo de encaminhar para Quem de direito o mérito que porventura lhes queiram atribuir. Ao invés de retirarem proveito pessoal desse desnorte alheio, procuram antes que os seus interlocutores se foquem na cruz. No exacto momento em que surge a tentação de outros os idolatrarem, tudo fazem para que apenas Jesus seja destacado. Realçam destemidamente o poder imparável d’Aquele que até a morte suplantou, tornando assim compreensível que milagres ocorram pelo Seu toque sempre que Ele bem entende.
Jamais se vêem a si mesmos como “salvadores da pátria”, pois são beneficiários directos do Salvador do mundo. Daí abrirem as suas gargantas para desafiar quem os rodeia: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham tempos de refrigério, da presença do Senhor”. Devidamente escudados na Palavra, agarram cada oportunidade para alertar os seus conterrâneos para a urgência de uma mudança interior e individual.
– Jónatas Figueiredo