Devocional Actos
Leitura Bíblica
Quando chegou o dia da festa do Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído semelhante ao de um vento forte que ressoou por toda a casa onde se encontravam. Foram então vistas por eles umas línguas como de fogo, que se espalharam e desceram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Encontravam-se em Jerusalém, nessa altura, judeus devotos vindos de todas as nações do mundo. Quando se ouviu aquele ruído, juntou-se muita gente e ficaram todos admirados, porque cada um deles os ouvia falar na sua própria língua. A multidão ficou deveras maravilhada, e diziam uns aos outros: «Estes homens que estão a falar não são todos da Galileia? Como é que cada um de nós os ouve na nossa própria língua? Há aqui gente que veio da Pártia, da Média, do Elam, da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto, da Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia que ficam perto de Cirene. E alguns vieram de Roma. Uns são judeus e outros convertidos à religião judaica. Alguns, ainda, vieram de Creta e outros da Arábia. Todos nós os ouvimos nas nossas próprias línguas falar das coisas maravilhosas que Deus tem feito.» Estavam todos muito admirados, sem saberem o que pensar, e perguntavam-se: «Que quer isto dizer?» Mas outros diziam, a fazer troça: «Eles estão mas é bêbedos!»
Actos 2.1-13 in Bíblia para Todos
Devocional
O mover do Espírito Santo é indescritível. Tem tanto de arrasador como de sossegador. A Sua presença é simultaneamente incómoda e desejável. O Seu toque inigualável, pois anima e capacita servos comuns para tarefas incomuns. O Seu poder, além de inundar os seguidores de Jesus, desbloqueia qualquer coração para que ouça falar, de forma perfeitamente perceptível, “das grandezas de Deus”. Não há multidão, por mais eclética que seja, que não possa ser surpreendida com a clareza e profundidade da mensagem de esperança que há em Jesus.
Ainda mais quando partilhada por gente, mesmo que simples, plenamente preenchida pelo Espírito. Pode até ser intrigante o resultado da Sua acção, dando azo inclusive a comentários depreciativos, mas é inegável o fruto que produz. É o Espírito que impulsiona e dinamiza os discípulos de Jesus, bem como lhes concede oportunidades de partilhar a fé. Dê-se, então, completa liberdade de movimento, e haja plena submissão, Àquele que verdadeiramente transforma vidas.
– Jónatas Figueiredo