Amor – Advento 2021

Capa da Reflexão do terceiro domingo do Advento - Amor
Advento
Amor - Advento 2021
A carregar
/

Terceiro domingo do Advento

12 de dezembro de 2021

Leituras

Nós sabemos e acreditamos que Deus nos ama. Deus é amor: aquele que vive no amor permanece em Deus e Deus nele.
1 João 4:16 (BPT)

22 O Senhor Deus disse então: «O homem tornou-se semelhante a um de nós, conhecendo o bem e o mal. Agora só falta que vá também colher do fruto da árvore da vida, para dele comer e ter vida para sempre!» 23 Por isso, Deus, o Senhor, expulsou-o do jardim do Éden e o homem teve que ir cultivar a terra, da qual tinha sido formado.
Génesis 3:22-23 (BPT)

12 Ao entardecer, uma enorme sonolência caiu sobre Abrão e sentiu um medo enorme e terrível.
13 Então Deus disse-lhe: «Fica a saber que os teus descendentes hão de viver como estrangeiros numa terra que não é a sua e hão de escravizá-los e humilhá-los durante quatrocentos anos. 14 Mas eu mesmo hei de castigar o povo que os vai escravizar e, no fim, poderão sair com muitas riquezas. 15 Quanto a ti, morrerás feliz em idade avançada e irás descansar em paz junto dos teus antepassados.
16 Na quarta geração, os teus descendentes hão de voltar para aqui, pois agora as culpas dos amorreus ainda não chegaram até ao limite para receberem o castigo merecido.»
17 Nisto pôs-se o Sol e veio a escuridão. Viu-se então um fogareiro fumegante e uma tocha acesa a passar entre os animais divididos. 18 Naquele mesmo dia o Senhor estabeleceu uma aliança com Abrão e disse: «Vou dar esta terra aos teus descendentes, desde a ribeira do Egito até ao grande rio Eufrates.
Génesis 15:12-18 (BPT)

1 O Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra, os teus parentes e a casa do teu pai e vai para a terra que eu te vou mostrar. 2 Farei de ti um grande povo; hei de abençoar-te e tornar-te famoso. O teu nome será uma bênção. 3 Hei de abençoar os que te abençoarem e amaldiçoar os que te amaldiçoarem. E através de ti serão abençoados todos os povos do mundo.»
Génesis 12:1-3 (BPT)

12 Ana já estava há muito tempo em oração no templo e o sacerdote Eli começou a ver se percebia o que ela dizia. 13 Ela orava só para si. Apenas os seus lábios se mexiam, mas sem se ouvir a sua voz. Por isso, Eli pensou que ela estava embriagada 14 e disse-lhe: «Até quando continuarás embriagada? Vai curtir a bebedeira para outro sítio!»
15 Ana respondeu-lhe: «Não é isso, meu senhor! Eu sou uma mulher que sofre. Não bebi vinho nem outra bebida alcoólica. Apenas estava a contar as minhas mágoas ao Senhor Deus. 16 Não penses que eu sou uma mulher atrevida. Por causa da minha grande aflição e desgosto é que eu tenho estado a falar assim até agora.»
17 Então o sacerdote Eli disse-lhe: «Vai em paz e que o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste.» 18 Ela respondeu-lhe: «Possa eu ser sempre bem acolhida por ti, meu senhor!» Então ela foi-se embora, comeu alguma coisa e já parecia que tinha outra cara.
19 No dia seguinte, Elcaná e a família levantaram-se cedo, foram orar uma vez mais ao santuário e regressaram a casa, na cidade de Ramá. Elcaná teve relações com a sua mulher Ana e o Senhor ouviu a sua oração. 20 Com o passar dos dias Ana ficou grávida e deu à luz um filho a quem pôs o nome de Samuel, «porque foi ao Senhor que eu o pedi», dizia ela.
1 Samuel 1:12-20 (BPT)

Protege os que vivem em terra estranha e ampara os órfãos e as viúvas, mas faz com que os pecadores se percam no seu caminho.
Salmos 146:9 (BPT)

Aqueles que eu amo, corrijo-os com rigor. Sê, portanto, aplicado e arrepende-te!
Apocalipse 3:19 (BPT)

5 Tenham os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus:
6 Ele, que por natureza era Deus,
não quis agarrar-se a esse direito
de ser igual a Deus.
7 Pelo contrário, privou-se do que era seu
e tomou a condição de escravo,
tornando-se igual aos homens.
E, vivendo como homem,
8 humilhou-se a si mesmo,
obedecendo até à morte, e morte na cruz.
Filipenses 2:5-8 (BPT)

4 O amor é paciente e prestável. Não é invejoso. Não se envaidece nem é orgulhoso. 5 O amor não tem maus modos nem é egoísta. Não se irrita nem pensa mal. 6 O amor não se alegra com uma injustiça causada a alguém, mas alegra-se com a verdade. 7 O amor suporta tudo, acredita sempre, espera sempre e sofre com paciência. 8 O amor é eterno. As profecias desaparecem; as línguas acabam-se; o conhecimento passa.
9 Pois tanto as nossas profecias como o nosso conhecimento são imperfeitos. 10 Quando chegar aquilo que é perfeito, tudo o que é imperfeito desaparece. 11 Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Depois tornei-me adulto e deixei o modo de ser de criança.
12 Agora vemos as coisas como num espelho e de maneira confusa. Naquele dia, iremos vê-las frente a frente. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas naquele dia vou conhecer como Deus me conhece a mim. 13 Agora existem três coisas: fé, esperança e amor. Mas a mais importante é o amor.
1 Coríntios 13:4-13 (BPT)

E esse amor consiste nisto: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi ele que nos amou e nos enviou o seu Filho para ser sacrifício de expiação pelos nossos pecados.
1 João 4:10 (BPT)

Reflexão

O que significa amar? Usamos “amor” em tantas situações diferentes e para coisas tão banais que me pergunto se não terá perdido o seu significado para nós! Expressamos este forte sentimento quando dizemos que adorámos aquele filme que vimos no outro dia, adoramos aquele par de sapatos que vimos no centro comercial, adorámos o jantar que tivemos no restaurante, adoramos os nossos amigos, e que as nossas famílias, os nossos animais de estimação são os nossos amores… nós “adoramos” e “amamos” quase tudo! Então, o que significa realmente amar? O que é que desejamos? Em que colocamos a nossa esperança? Do que estamos à espera? Há alguma coisa pela qual estamos dispostos a morrer? Ou até mesmo dispostos a matar? O que é o amor?

A Bíblia simplifica o amor: o amor é uma pessoa – Deus é amor. Mas se ninguém esteve perante Deus face a face e sobreviveu, como é que entendemos o que é o amor? Nós conseguimos compreender o amor pelo que ele faz!

Foi o Amor que retirou Adão e Eva do jardim por causa da sua rebelião e foi o Amor que guardou a árvore da vida para que não pudessem comer dela de novo, separando-os assim para sempre de Deus.

Foi o Amor que falou com Abraão e lhe mostrou o futuro que ele ia ter. Foi o Amor que não permitiu que Abraão fizesse um pacto que ele não conseguia cumprir enquanto o Amor se unia por juramento a um humano.

Foi o Amor que resgatou Israel do Egito, onde viviam como escravos. Foi o Amor que trouxe a nação para a Terra Prometida, um lugar a que podiam finalmente chamar “lar”. Foi o Amor que os estabeleceu como uma nação para que fossem uma luz para outras nações à sua volta.

É o Amor que cuida da mulher estéril, e é o Amor que cuida do órfão e do estrangeiro.

O Amor faz o que não é fácil, popular ou confortável. O Amor repreende, o Amor disciplina, o Amor corrige, e o Amor não desiste.

O Amor planeia e age de acordo com o Seu plano, independentemente do nosso mérito. O Amor olhou para a humanidade com compaixão e, depois de olhar à Sua volta, ainda decidiu deixar o Seu lar celestial para habitar no nosso meio. O Amor não veio como um rei conquistador, nem veio na Sua forma celestial, o que nos teria aterrorizado. Ele veio como um bebé, como um de nós. O amor identificou-se connosco, aprendeu connosco, caminhou ao nosso lado, curou-nos, proveu às nossas necessidades, restituiu-nos os nossos filhos e filhas, foi abusado por nós, odiado por nós, espancado por nós, e deu a Sua vida por nós. O Amor sacrificou tudo por nós, para que pudéssemos conhecer a vida real e o amor verdadeiro.

“Agora existem três coisas: fé, esperança e amor. Mas a mais importante é o amor.”

Enquanto acendemos a vela do amor esta semana, lembramo-nos de quem é o Amor e o que o Amor faz. O amor não é barato, o amor não é fácil, o amor dá-se a si próprio pelo bem-estar do outro. “E esse amor consiste nisto: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi ele que nos amou e nos enviou o seu Filho para ser sacrifício de expiação pelos nossos pecados.”

Connie Main Duarte


A cada domingo do Advento e no Natal vamos refletir sobre a primeira vinda de Jesus e o que isso representa para nós:

Esperança – Paz – Amor – Alegria – Jesus

Estas reflexões estão disponíveis em português e inglês.

<strong>Advento 2021</strong> (em PT)

<strong>Advent 2021</strong> (in EN)