Amor (Advento 2019 #4)

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
Advento 2019
Amor (Advento 2019 #4)
A carregar
/

Deus amou de tal modo o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna.
– João 3:16

Ao chegarmos à quarta semana do Advento, somos desafiados a levar a nossa mente até ao início da Bíblia, Génesis 1, para percebermos que o plano amoroso de Deus para cada um de nós teve início no primeiro ato da criação. Do nada, Ele ordenou que houvesse luz. Separou a terra do mar, criou sol, lua e estrelas e todas as criaturas da terra.

Mas o pilar da Sua criação foi o homem. Fomos criados à Sua imagem e semelhança para sermos amados e amar-mos (Génesis 1:26-30). E apesar do pecado nos ter afastado do plano inicial de Deus, encontramos o plano misericordioso e amoroso de Deus para cada um de nós (Génesis 3:15). Ao olharmos para o Velho Testamento, percebemos o plano amoroso de Deus a ser desenvolvido. E geração após geração, Deus permanece fiel ao Seu povo, mesmo quando estes duvidam, questionam ou mesmo Lhe viram as costas.

O Amor veio até nós.

Ao revisitar esta imagem de Deus durante o Advento, percebemos o significado do primeiro advento, da chegada do Salvador. É por isso que o evangelista Mateus começa o seu relato com a genealogia de Jesus, traçando a Sua linhagem até David e Abraão. Mateus relembra-nos que este evento está ligado ao plano de Deus inicial de redenção e amor. O Amor encarnado na forma de um pequeno bebé veio cumprir a promessa de Deus feita séculos antes. Paulo afirma “privou-se do que era seu e tomou a condição de escravo, tornando-se igual aos homens. E, vivendo como homem.” (Filipenses 2:7). E Ele fez isto porque: “Deus amou de tal modo o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crer não se perca, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

Hoje olhamos para trás e recordamos o primeiro advento. Vemos a promessa de redenção de Deus cumprida. Mas agora, enquanto aguardamos o segundo advento de Jesus, somos chamados a seguir o Seu exemplo. Somos chamados a fazer o que Jesus fez, amar.

Por isso neste advento, a questão que nos é colocada é: como podemos amar Deus, e amar o nosso vizinho de forma a cumprir o chamado de Jesus para cada um de nós?

“Queridos amigos, amemo-nos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece-o. Aquele que não ama não conhece a Deus, uma vez que Deus é amor. Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: enviou o seu Filho único ao mundo, para recebermos a vida por meio dele. E esse amor consiste nisto: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi ele que nos amou e nos enviou o seu Filho para ser sacrifício de expiação pelos nossos pecados. Queridos amigos, se Deus nos amou desta maneira também nós devemos amar-nos uns aos outros. Nunca ninguém viu Deus. Se nós nos amarmos uns aos outros, Deus está em nós e o seu amor realiza-se de forma perfeita na nossa vida.” (1 João 4:7-12)

André Mota