Devocional Filipenses
Leitura Bíblica
Muito me alegrei no Senhor por me terem manifestado novamente sentimentos de carinho. Não quero dizer que eu pense que me tivessem esquecido, mas não tinham tido ocasião de se manifestarem. Não digo isto por precisar de alguma coisa, pois aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei viver na pobreza e também na abundância. Aprendi a viver em toda e qualquer situação: a ter fartura e a ter fome, a ter em abundância e a não ter o suficiente. Posso enfrentar todas as dificuldades naquele que me fortalece.
Filipenses 4.10-13 in Bíblia para Todos
Devocional
Há quem pense que o cume da felicidade é a auto suficiência. Ilude-se esse que julga não necessitar de nada nem de ninguém. Abençoada pessoa que se dá conta do privilégio que é ser alvo de actos de solidariedade. É indicador de maturidade admitir que sabe mesmo bem receber mimos (in)esperados.
Lá no fundo todo o ser humano aprecia ser apaparicado em doses moderadas. Não existe coração sadio que se blinde a “sentimentos de carinho.” Mais do que coisas o que gente de carne e osso almeja são abraços. E quando eles chegam valem ouro. Com isto não se escamoteia a preciosidade das pequenas e simples ajudas materiais. Elas, porque reconfortantes, representam um tónico extra.
Ainda que se deseje que o cristão esclarecido aprenda “a contentar-se com o que tem”, tanto mais que sabe perfeitamente que pode “todas as coisas n’Aquele que o fortalece.”
– Jónatas Figueiredo