devocional 1 joão
leitura bíblica
A confiança que temos em Deus consiste nisto: se lhe pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele atende-nos. E assim como sabemos que ele nos vai atender em tudo o que lhe pedirmos, temos a certeza de que o obteremos.
Por isso vos digo: Peçam, que vos será dado; procurem, que hão de encontrar; batam à porta e ela há de abrir-se. Pois o que pede recebe, o que procura encontra e a quem bate à porta esta se abrirá. Alguém que seja pai será capaz de dar ao filho uma cobra, se ele pedir um peixe, ou um escorpião, se pedir um ovo? Ora se, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem!»
1 João 5.14-15 (Lucas 11.9-13)
devocional
É maravilhoso saber que Deus nos ouve. Comova-nos o facto de Ele estar sempre pronto a escutar-nos, mesmo quando não nos faz, felizmente, as vontadinhas. Não há palavras para descrever a Sua inesgotável paciência para dialogar connosco. Por incrível que pareça está Ele mais pronto a ouvir-nos do que nós a falar com Ele. Apesar disto, nunca Se furta a conversas, sejam elas cabeludas ou levezinhas. Não é sequer preciso acenar-Lhe, muito menos gritar-Lhe, para que nos preste atenção. Ele está simplesmente lá, prontíssimo para acolher os nossos sonhos, medos e desabafos. Convém é lembrar que não é com bajulices, amuos, chantagens ou outras lamentáveis técnicas que Ele nos atenderá. Tratemos mas é de, ao “pedir alguma coisa”, fazê-lo “segundo a Sua vontade”. Busquemos o raciocinar de Jesus e o essencial, a abençoada companhia e direcção do Espírito Santo, ser-nos-á garantidamente dado (aliás, conforme Ele mesmo nos ensinou).
– jónatas figueiredo