29 O Caminho até à Cruz

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
O Caminho até à Cruz
29 O Caminho até à Cruz
A carregar
/

Leitura bíblica

Foram depois para um lugar chamado Getsémani e Jesus disse aos discípulos : «Sentem-se aqui enquanto eu vou orar.» Levou consigo Pedro, Tiago e João. Começou a sentir-se angustiado e cheio de aflição. Depois exclamou: «Sinto uma tristeza de morte. Fiquem aí e mantenham-se vigilantes.» Foi um pouco mais adiante e caindo por terra, pedia muito a Deus que, se fosse possível, o livrasse da hora do sofrimento. Dizia assim: «Ó Pai , tudo te é possível. Afasta de mim este cálice de amargura. No entanto, não se faça a minha vontade, mas sim a tua.» Voltou depois para junto dos discípulos, mas encontrou-os a dormir. Disse então a Pedro: «Simão, então tu adormeceste? Não conseguiste ficar acordado ao menos uma hora? Mantenham-se vigilantes e orem, para não serem vencidos nesta tentação. O espírito quer, mas o corpo é fraco.» Afastou-se outra vez para ir orar e repetia as mesmas palavras. Foi em seguida para junto dos discípulos e encontrou-os novamente a dormir porque tinham os olhos pesados de sono. Eles nem sabiam o que haviam de responder. Quando Jesus voltou para junto deles pela terceira vez, disse-lhes: «Continuam a dormir e a descansar? Basta. Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores. Levantem-se, vamos embora. Já aí vem aquele que me atraiçoa.»

MARCOS 14:32-42 BPT

Devocional

É bom sentirmo-nos acompanhados nas horas de agonia. Até Jesus se fez rodear dos Seus amigos nos momentos pré cruz.

O Seu desejo não era que O protegessem ou Lhe dessem conselhos, até porque não estavam habilitados a fazê-lo.

Jesus queria apenas que estivessem por ali. A verdade é que para quem estava disposto a morrer por Jesus, não aguentar sequer manter os olhos abertos durante um pedacito da noite é manifestamente pouco.

É escusado apontar-lhes o dedo, pois a nossa sonolência espiritual é igualmente de monta. Tal como eles, fraquejamos em alturas de vigiar em oração.

Deixamo-nos vencer pela tentação, passando pelas brasas em várias matérias.

Felizmente, Jesus manteve-Se fiel até ao fim. Escolheu submeter-Se ao Pai, na certeza que a Sua vontade é a melhor das companhias.

Sim, debaixo dela enfrentam-se as piores traições e a noite escura. 

Jónatas Figueiredo


Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!

Devocionais <strong>O Caminho até à Cruz</strong>