Leitura bíblica
Jesus disse aos discípulos : «Todos me vão abandonar, pois lá diz a Escritura: Ferirei de morte o pastor e as ovelhas ficarão dispersas. Mas depois de ressuscitar irei à vossa frente para a Galileia.» Pedro então exclamou: «Mesmo que todos te abandonem, eu é que não!» Jesus retorquiu: «A verdade é que ainda esta noite, antes do segundo canto do galo, já tu me terás negado três vezes.» Pedro, porém, insistia: «Mesmo que seja preciso morrer contigo, nunca te renegarei.» E todos os outros afirmavam o mesmo.
MARCOS 14:27-31 BPT
Devocional
Jesus surpreende vezes sem conta quem O resolve seguir. Quando menos se espera Ele guina em direcção à cruz.
E esse trilho é quase sempre assustador. A páginas tantas deixamo-l’O sozinho. Não que Ele precise do nosso suporte, até porque somos nós que necessitamos desesperadamente da Sua companhia.
Jesus aponta para lá precisamente para nos recordar que Ele não fracassou. Já o mesmo não se pode dizer de nós. Somos dados ao erro, a hesitações e a cambalhotas espirituais.
Não haja ilusões, até os que se presumem mais rijos acabam, aqui e acolá, por tombar.
A nossa inclinação colectiva é propagandear uma robustez que não temos, sendo que o verdadeiro sinal de espiritualidade é reconhecer as debilidades pessoais.
Em vez de fazermos promessas extemporâneas, refugiemo-nos na Sua fidelidade continua.
Sim, o que nos vale a todos é o facto de Jesus ter vencido a morte e ter ido à nossa frente para nos indicar o caminho rumo ao Pai.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!