Leitura bíblica
Tenham muito cuidado! Vão conduzir-vos aos tribunais e espancar-vos nas sinagogas. Vão ter que comparecer diante de governadores e de reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles. Mas antes de tudo isso, é preciso que a boa nova seja pregada a todas as nações. Quando vos prenderem e entregarem às autoridades, não estejam preocupados com o que hão de dizer. Digam o que nessa altura Deus vos inspirar, pois não são vocês a falar, mas sim o Espírito Santo. Haverá quem entregue os próprios irmãos para serem mortos e haverá pais a entregar os filhos. E também haverá filhos a revoltarem-se contra os pais e a matá-los. Sereis odiados por toda a gente por minha causa. Mas aquele que se mantiver firme até ao fim será salvo.»
MARCOS 13:9-13 BPT
Devocional
Há advertências que não devemos sublimar nem subestimar. Ainda para mais quando não são fruto de um pessimismo humano, mas da clarividência de Jesus.
Ele nunca deixou dúvidas aos Seus seguidores do que os esperava. Não há um que se possa dizer surpreendido com as pedras no caminho ou as derrocadas ocorridas durante o trilho de peregrinação.
Jesus avisou de antemão que a vida cristã não é de todo uma jornada fácil que se possa fazer com uma perna às costas.
Comparando-a uma corrida, há que perceber que é uma ultra maratona e não uma prova de cem metros. Não se perca, pois, o ânimo com o terreno acidentado.
As perseguições e delações são uma garantia no trajecto, pelo que toca a respirar fundo quando ameaçados ou odiados. Atenção ao facto da rejeição acontecer tanto de fora como de dentro do mundo religioso.
A despeito de tudo isto, perseveremos em agradar Àquele que nos amou até ao fim. Anunciemos esta maravilhosa Boa Nova, sabendo que nas circunstâncias mais duras o Espírito Santo falará por nós.
Mantenhamo-nos firmes que no final Jesus espera por nós de braços abertos.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!