Leitura bíblica
Os outros dez discípulos ouviram a conversa e ficaram indignados com Tiago e João. Então Jesus chamou-os a todos para perto de si e explicou: «Como sabem, os que governam os povos têm domínio sobre eles e os poderosos são os que sobre eles exercem autoridade. Mas convosco não pode ser assim. Pelo contrário, aquele que quiser ser grande deve servir os outros, e aquele que entre vós quiser ser o primeiro será o servo de todos. Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgate de muitos.»
MARCOS 10:41-45 BPT
Devocional
Aqui e acolá acontece ouvirmos conversas de terceiros que nos tiram do sério. Sobretudo quando são feitas nas nossas costas e visam tirar partido dessa situação.
Ninguém aprecia que lhe passem a perna. A indignação surge quando outros companheiros tentam ganhar uma vantagem de forma declaradamente injusta.
A velha controvérsia sobre quem é melhor e, sobretudo, o maior, volta à baila vezes sem conta. É uma música repetitiva, com uma letra pobrezinha e despida de sentido.
Infelizmente é tocada até hoje, provocando imensas escaramuças fraternais. Tal como no passado, Jesus chama para perto de Si os Seus seguidores para pôr fim a essa imatura disputa: “Convosco não pode ser assim.”.
Aí, Ele recorda-os que o critério do Seu reino não é o poder, mas sim o serviço.
A grandeza de alguém não consiste em submeter os demais ou em subtrair-lhes o máximo, antes em doar-se aos outros: “Aquele que quiser ser o primeiro será o servo de todos.”
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!