Leitura bíblica
Chegaram à cidade de Cafarnaum. Quando já estavam em casa, Jesus perguntou aos discípulos : «O que é que vinham a discutir pelo caminho?» Eles calaram-se porque pelo caminho tinham discutido sobre quem seria o mais importante. Jesus então sentou-se, chamou os Doze e disse-lhes: «Se alguém quer ser o primeiro terá de ser o último e o servo de todos.»
MARCOS 9:33-35 BPT
Devocional
Às vezes é mesmo notório, até pelo teor das nossas conversas quotidianas, que estamos longe de entender o que Jesus nos ensinou sobre o Seu reino.
Ele fala-nos em “alhos” e nós pensamos em “bugalhos”. Enquanto Ele aponta para a cruz, nós entretemo-nos em disputas sobre “quem é o mais importante.”
Achamo-nos o máximo, alardeando uma superioridade bacoca e completamente destituída de sentido. Dirimimos argumentos de caracacá que nos envergonham, a ponto de não abrirmos a boca quando somos confrontados por Jesus.
No fundo temos consciência de como são completamente estapafúrdios. Agimos infantilmente como se Ele não nos ouvisse, quando na verdade está a par de tudo o que dizemos e fazemos.
É exactamente por causa disso que precisamos que nos chame para junto de Si e nos avive a memória: “Se alguém quer ser o primeiro terá de ser o último e o servo de todos.”
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!