Leitura bíblica
Quando desciam da montanha, Jesus avisou-os para não contarem a ninguém o que viram, antes de o Filho do Homem ressuscitar. Eles obedeceram, mas perguntavam entre si o que queria Jesus dizer com aquelas palavras acerca da ressurreição. Foram então perguntar a Jesus: «Por que é que os doutores da lei dizem que Elias tem de vir primeiro ?» Jesus respondeu: «É verdade que Elias vem primeiro preparar tudo. Mas por que será que as Escrituras dizem que o Filho do Homem há de sofrer muito e ser desprezado ? Pois eu afirmo que Elias já veio e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como está nas Escrituras a respeito dele.»
Marcos 9:9-13 BPT
Devocional
Ainda hoje Jesus nos manda calar quando teimamos em apregoar aos outros uma vida cheio de facilidades.
O trilho cristão não se pinta apenas com tons rosáceos, pois tem igualmente cores escuras, pesadas até. Às vezes temos o coração ainda a pairar nas nuvens pelos momentos de inspiração vividos com Ele que perdemos a noção da realidade.
E é exatamente por causa de darmos a entender erradamente que Jesus resolverá imbróglios, políticos, financeiros e por aí fora, que Ele nos remete de imediato para a cruz.
Enquanto só virmos pódios, louros e diplomas, jamais perceberemos a dimensão e o alcance do Seu amor. Só depois de refletirmos na Sua morte e ressurreição estaremos aptos a falar pelos cotovelos acerca do Seu glorioso reino.
Sim, a Sua retumbante vitória foi precedida de sofrimento.
Não entenderemos nadinha do monte da transfiguração sem passar pelo monte do Calvário, já que sem o Seu sangue não há salvação.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!