Leitura bíblica
Logo depois, Jesus mandou os discípulos entrar no barco e disse-lhes que fossem adiante, em direção à margem de Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. Depois de se despedir do povo subiu a um monte para orar. Chegou a noite e o barco continuava no meio do lago, enquanto Jesus estava sozinho em terra. De madrugada, reparou que os discípulos remavam com dificuldade porque o vento lhes era contrário. Foi ter com eles, caminhando por cima da água, e quis passar-lhes adiante. Quando eles viram Jesus caminhar sobre o lago começaram a gritar com medo julgando que era um fantasma. Todos eles o viram e se assustaram, mas Jesus disse logo: «Coragem! Sou eu, não tenham medo!» Depois subiu para junto deles na embarcação, e o vento parou. Os discípulos ficaram maravilhados. É que não tinham compreendido o milagre dos pães, pois os seus corações estavam endurecidos.
Marcos 6:45-52 BPT
Devocional
Jesus pôs sempre as pessoas em primeiro lugar. Aliás, ainda hoje procede de igual forma, não alterando em nada a Sua generosa práxis.
Assim como continua a sugerir aos Seus seguidores quando estão estafados que “entrem no barco” e vão andando na direção de uma “margem” que lhes permita descansar um pouco, faz questão de ficar para trás para prestar atenção à multidão.
A Sua ultra sensibilidade assenta na comunhão estreita com o Pai que O mantém sempre focado na missão que Lhe foi confiada: Resgatar vidas humanas.
Sim, Ele tem-nos permanentemente debaixo de olho, dando-Se conta dos “ventos contrários” que nos impedem de remar para diante.
Jesus nunca nos abandona, antes caminha sobre as águas agitadas da vida sussurrando-nos: “Coragem! Sou Eu, não tenham medo!”
Temer, pois, o quê e para quê quando basta juntar as peças e lembrar que Aquele que multiplicou os nossos parcos recursos no passado aquietará também as tempestades que agora nos afligem.
E tudo isto porque para Ele somos imensamente preciosos.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!