#17 Advento

Devocional Coríntios
Devocional Coríntios
#17 Advento
A carregar
/

Ao encontro de Jesus neste Natal

Antes de Jesus nascer, a sua tia ia ter um bebé, mesmo sendo demasiado velha para isso acontecer (exceto que Deus faz coisas surpreendentes o tempo todo!). Quando Isabel (a tia de Jesus) soube do bebé que ia ter, soube imediatamente que era obra de Deus. Quando o tio de Jesus, Zacarias, soube, ele teve dificuldade em acreditar que Deus era capaz de fazer algo tão surpreendente. Não devemos julgar Zacarias, provavelmente teríamos feito o mesmo! Mas quando Zacarias teve as suas dúvidas, Deus fez OUTRA coisa surpreendente: Ele colocou a voz de Zacarias em “modo pausa”! O QUÊ?!? Isso é possível?
Podes ser tentado a imaginar Deus desapontado e a usar isso como um castigo para Zacarias. Mas, aparentemente, não foi assim que Zacarias encarou esta situação. Tenho a certeza de que não foi fácil ficar sem falar durante tantos meses, mas, embora não saibamos como Zacarias se sentiu durante esses meses, sabemos que a primeira coisa que ele fez quando Deus lhe devolveu a voz foi AGRADECER A DEUS! Hmmm, quem diria?!?
Aqui está uma parte interessante da história: Zacarias recuperou a voz depois do nascimento do seu filho e concordou com Deus e Isabel sobre o nome do bebé: João (o que era uma escolha estranha na época, porque a maioria das famílias nomeava os filhos em homenagem a alguém da família e não havia nenhum João por perto).
Este bebé acabou por ser um pregador incrível, ensinou MUITA gente sobre Jesus, deu esperança às pessoas e ajudou-as a seguir os planos de Deus para as suas vidas. E a “estranheza” não ficou só pela escolha do nome, as escolhas alimentares e de vestuário de João foram estranhas durante toda a sua vida. Mas o estranho (João) e o surpreendente (Deus) estavam meio relacionados; Deus amava a estranheza de João e adorava trabalhar com ele.
Zacarias não sabia nada disto quando João ainda era bebé! Mas Deus sabia. Zacarias teve dificuldade em acompanhar os planos surpreendentes de Deus, e às vezes nós também temos. Porque não podemos saber como a história termina quando estamos apenas no começo.
Vamos então exercitar os músculos mentais que nos ajudam a confiar em Deus, mesmo quando acontecem coisas que não fazem sentido. Por exemplo, vamos dizer que uma viagem de férias que tinhas planeado para o próximo mês acabou de ser cancelada… consegues pensar numa maneira (ou duas) de como isso poderia ser uma obra surpreendente de Deus?
E quanto ao teu professor te atribuir um projeto em grupo com alguém da tua turma de quem não gostas… consegues pensar numa maneira (ou duas) de que isso poderia ser uma obra surpreendente de Deus?
E se descobrisses que a tua mãe arranjou um novo emprego noutra cidade e que vais mudar-te dentro de alguns meses… consegues pensar numa maneira (ou duas, ou dez) de como isso poderia ser uma obra surpreendente de Deus?
Mesmo que esses cenários não sejam verdadeiros – ou mesmo que não tenha sido Deus a dizer ao teu professor para colocar o fulano no teu grupo de trabalho no projeto – praticar a habilidade de procurar o surpreendente trabalho de Deus fortalece os “músculos mentais” que nos ajudam a estar alinhados com o surpreendente trabalho de Deus, quando ele aparece nas nossas vidas.
Há alguma situação na tua vida neste momento em que Deus possa estar a fazer uma obra surpreendente?
Consegues imaginar uma maneira de Deus fazer uma obra surpreendente na tua “história” de Natal este ano?
Experimenta o “modo pausa” de Zacarias. Tenta ficar em silêncio com a tua família ou amigos durante 1 minuto inteiro… foi difícil? Porquê?

Um dia, estava Zacarias no templo a cumprir as suas obrigações como sacerdote, porque era a sua vez . Era costume entre os sacerdotes fazer-se um sorteio para ver quem devia entrar no santuário do templo, para oferecer incenso no altar . Dessa vez calhou a Zacarias. No momento em que oferecia o incenso, todo o povo orava do lado de fora. Apareceu então a Zacarias um anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Mal viu o anjo, assustou-se e ficou cheio de medo. Mas o anjo disse-lhe: «Não tenhas medo, Zacarias! Deus ouviu as tuas orações: Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho e lhe darás o nome de João . Terás uma grande alegria e muita gente se vai alegrar também com esse nascimento. O teu filho será grande diante de Deus. Não beberá vinho, nem qualquer bebida alcoólica, e será cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe. Fará com que muitos israelitas voltem para o Senhor seu Deus. Ele irá adiante do Senhor com o espírito e o poder de Elias. Há de reconciliar os pais com os filhos e ensinará os rebeldes a seguir a sabedoria dos justos . Assim preparará o povo para receber o Senhor.» Então Zacarias perguntou ao anjo: «Como posso ter a certeza disso, se já estou velho e a minha mulher também?» O anjo respondeu-lhe: «Eu sou Gabriel . Estou ao serviço de Deus e ele mandou-me falar contigo para te dar esta boa nova . Mas como não acreditaste no que te disse, vais ficar mudo, sem poder falar, até ao dia em que isso acontecer, pois tudo se realizará no tempo devido.» O povo, que estava à espera de Zacarias, estranhava a sua demora no santuário. Quando ele saiu não conseguia falar, e eles perceberam que tinha tido uma visão. Falava-lhes por sinais e continuava mudo. Ao acabar os dias de serviço no templo, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois Isabel ficou grávida e não saiu de casa durante cinco meses. «Deus foi bom para mim», dizia ela para consigo. «Agora já não tenho de que me envergonhar diante de ninguém.»
Lucas 1.8-25

Ao encontro de Jesus neste Natal” é um original de Infinitum Life

tradução: andré silva, sara santos curado

locução: sara santos curado


os direitos de tradução para o português foram gentilmente cedidos pela Infinitum Life
www.infinitumlife.com