Leitura bíblica
Quando os apóstolos voltaram para junto de Jesus, contaram-lhe tudo o que tinham feito e ensinado. Jesus então convidou-os: «Venham comigo a um lugar sossegado para descansarem um pouco.» É que havia sempre tanta gente a chegar e a partir que eles nem tinham tempo para comer. Entraram no barco e foram sozinhos para um lugar isolado. Mas muita gente, de vários lugares, viu-os partir e reconheceu-os. Foram a pé e chegaram lá primeiro do que eles. Quando Jesus saiu do barco, viu-se diante duma enorme multidão. Teve imensa pena daquela gente que era como um rebanho de ovelhas sem pastor e pôs-se a ensinar-lhes muitas coisas.
Marcos 6:30-34 BPT
Devocional
Qualquer seguidor de Jesus deve procurar reportar-Lhe o que vai fazendo dia após dia.
Mais até do que desejar prestar contas sobre os desafios com que se deparou, importa ser por Ele ouvido e encorajado. Far-lhe-á bem colocá-l’O a par dos diálogos tidos, dos passos dados, das dificuldades experimentadas e, sobretudo, das partilhas ocorridas.
É verdade que nada disto Lhe é desconhecido, mas é vital para todos os cristãos contar com a Sua aprovação ou correção.
Aliás, Jesus visa sempre o bem estar daqueles que Ele mesmo apelida de amigos. Daí, o Seu convite para que retemperem forças junto de Si, estimulando-os também a cuidar de coisas tão básicas como o descanso e a alimentação.
Mais, momentos de silêncio, de quietude, de pausa e recolhimento, são essenciais para o equilíbrio integral, pelo que há que os valorizar e guardar.
No entanto, em determinadas alturas o caudal de solicitações será tão forte que não restará outra alternativa que não seja acudir o próximo com o espírito de compaixão que Jesus demonstra.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!