Leitura bíblica
Jesus saiu dali, foi para a sua terra e os discípulos foram com ele. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos, ao ouvirem-no, ficaram tão admirados que se perguntavam: «Donde lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? Que milagres são estes que as suas mãos realizam?! Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não vivem também aqui connosco as suas irmãs?» E não queriam nada com ele. Então Jesus disse-lhes: «Nenhum profeta é desprezado a não ser na sua terra e entre os seus parentes e familiares.» E não pôde fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. Ficou admirado com a falta de fé dos da sua terra e foi ensinar pelas aldeias dos arredores.
Marcos 6.1-6 BPT
Devocional
Nem Jesus se livrou de comentários desdenhosos. Inclusive oriundos de pessoas que O conheciam bem desde a Sua infância.
Há gente a quem a familiaridade rouba o discernimento, porque de tão à vontadinha se sentirem descambam em apreciações despropositadas e preconceituosas.
Sim, nem todos os que admiraram o Seu ensino suportaram a simplicidade do Seu trajeto. Ficando espantados com a Sua sabedoria, foram incapazes de se submeter a Alguém que, sendo Deus, entre eles viveu como um comum mortal.
Recordavam o artesão que trabalhara madeira sem se aperceberem que Ele restaurava corações.
Daí, desconsiderarem a arte de esculpir vidas e cometerem o erro crasso de “não querer nada com Ele.” Ai de nós incorrer em tal disparate.
Permitamos mas é que “ponha as mãos” sobre as nossas cabeças e nos abençoe.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!