Leitura bíblica
Estava ali uma mulher que já há doze anos sofria de uma doença que a fazia perder sangue. Tinha sofrido muito em tratamentos com vários médicos sem ter conseguido melhoras. Depois de gastar tudo quanto possuía estava cada vez pior. Ouviu falar de Jesus e rompeu por entre a multidão; pondo-se atrás dele tocou-lhe na roupa. Pensava ela: «Se eu conseguir ao menos tocar-lhe na roupa, ficarei curada.» Imediatamente a hemorragia parou e viu que estava curada do seu mal. E logo Jesus se apercebeu de que aquele poder saiu dele. Voltou-se e, ali no meio da multidão, perguntou: «Quem me tocou na roupa?» Os discípulos disseram-lhe: «Estás a ver como a multidão te aperta e ainda perguntas quem te tocou?» Ele olhou à sua volta para ver aquela que lhe tinha tocado. Nisto, a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, começou a tremer de medo. Aproximou-se de Jesus, pôs-se de joelhos e contou-lhe toda a verdade. Então ele disse-lhe: «Minha filha, a tua fé te salvou; vai em paz. Estás curada do teu mal.»
Marcos 5.25-34 BPT
Devocional
Há pessoas que carregam fardos pesadíssimos durante anos a fio. Sofrem pela calada, sem que vejam aliviada tanta dor.
Não que se tenham acomodado ou desistido de lutar, mas infelizmente não surgiu resposta cabal por parte dos técnicos, supostamente, entendidos. Gastam rios de dinheiro para estancar hemorragias de vária ordem e nada.
Aliás, ao invés de melhorarem, o cenário degrada-se. Sentem-se a enfraquecer por fora e por dentro. Mais do que a doença magoa-lhes em dobro o ostracismo a que são muitas vezes votadas.
São olhadas de lado por, pura e simplesmente, serem frágeis e estarem debilitadas. Contudo, não estão condenadas a esvair-se física, emocional e espiritualmente, pois podem sempre ir ter com Jesus, nem que seja sorrateiramente.
Ele dá conta de todos aqueles que O buscam, mesmo que à socapa, cheios de fé. Por muita vergonha ou receio que alguém tenha de procurar a Sua ajuda, Ele para tudo para abençoar.
Só d’Ele brota a virtude que tira os pesos da alma!
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!