Ao encontro de Jesus neste Natal
O que significa RECEBER algo?
Vamos imaginar que te estou a dar um presente embrulhado (de nada 🙂 ). A primeira forma de o receberes é estenderes os braços para o aceitar. Mas depois abres o presente e isso já é um tipo diferente de “receber”. Por exemplo, se descobrires que o que eu embrulhei era um saco gigante de M&Ms, mas que estava todo sujo de terra, não seria a mesma coisa que se eu tivesse dado um saco gigante de M&Ms (aqueles de manteiga de amendoim, já que são os meus favoritos e eu só quero o melhor para ti!) selado e limpo de toda a sujidade. Agora… é possível que os meus amados M&Ms de manteiga de amendoim sejam nojentos para ti, então talvez nesse caso não “recebas” o meu verdadeiro presente também 🙂 Mas percebes o ponto. Receber é mais do que um gesto físico que fazes com os braços, é na verdade uma atitude do coração!
Agora imagina isto… Deus “reduziu-se” à forma humana de um pequeno bebé e aparece na Terra. NÓS sabemos que este foi um presente que Ele nos deu, mas já pensaste no facto de que Deus talvez estivesse preocupado ou a perguntar-se se nós O íamos RECEBER? Claro, Ele podia garantir que fisicamente o Menino Jesus fosse recebido. Mas assim como não podes forçar alguém a ser teu amigo, Deus questionava-se, no primeiro Natal, se Ele seria ou não recebido. Ou se seria bem-vindo.
Quando contamos a história do Natal, dizemos sempre: “mas não havia lugar para Ele na hospedaria” quando explicamos por que Deus nasceu num estábulo… mas este Natal, pergunto-me se há espaço para Ele nos nossos corações? Será que recebemos Jesus da maneira que Ele esperava?
Agora, talvez já há algum tempo atrás tenhas convidado Jesus para o teu coração e vida, mas vamos usar a nossa imaginação de novo, por um momento… imagina o teu coração – o lugar onde guardas o amor que tens pela tua família, as tuas memórias que te trazem alegria, e até as memórias que ainda te magoam quando pensas nelas. Usa a tua imaginação para fazer uma pequena visita guiada pelo teu coração. Há algum lugar no teu coração onde talvez não queiras que Jesus vá contigo durante esta visita?
Para alguns de nós, ficamos desconfortáveis quando Jesus quer falar connosco sobre os nossos erros. Para outros, sentimos teimosia a crescer dentro de nós quando Jesus quer falar connosco sobre sermos gentis com certas pessoas. E, alguns de nós, ficamos bastante assustados quando Jesus quer falar connosco sobre ideias que Ele tem sobre o que podemos fazer para trazer a Sua beleza ao mundo.
Não precisamos de ter medo, Jesus é gentil e amoroso, Ele é sempre seguro em todos os cantos e recantos do nosso coração. Então, talvez neste Natal, o presente que possas dar a Jesus seja recebê-Lo (acolhê-Lo) por toooooodo o caminho para dentro do teu coração. Por todos os cantos, recantos e passagens secretas.
Ele estava no mundo, mundo que foi feito por ele. O mundo não o conheceu. Ele veio para o seu próprio povo e o seu povo não o recebeu. Mas a todos quantos o receberam, aos que creem nele, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram de laços de sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas nasceram de Deus. A Palavra fez-se homem e veio habitar no meio de nós, e nós contemplámos a sua glória, como glória do Filho único do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1.10-14
“Ao encontro de Jesus neste Natal” é um original de Infinitum Life
tradução: andré silva, sara santos curado
locução: sara santos curado
os direitos de tradução para o português foram gentilmente cedidos pela Infinitum Life
www.infinitumlife.com