Leitura bíblica
Os doutores da lei que tinham vindo de Jerusalém diziam: «Está feito com Belzebu.» Outros diziam: «É em nome do chefe dos demónios que ele expulsa os demónios.» Então Jesus chamou toda aquela gente para junto de si e propôs-lhes estas parábolas: «Como pode Satanás expulsar Satanás? Um país dividido em grupos que lutem entre si acabará por se arruinar. Da mesma maneira, uma família dividida contra si mesma não conseguirá resistir. Ora se Satanás lutar contra si próprio, e o seu reino se dividir, então não resistirá; será o seu fim. Ninguém pode entrar na casa dum homem forte e roubar os seus bens sem primeiro o amarrar. Pois só assim poderá roubar a casa. Lembrem-se disto: Deus perdoa tudo, tanto os pecados como as palavras contra ele próprio, quaisquer que sejam. Mas aquele que cometer ofensas contra o Espírito Santo nunca mais será perdoado. É culpado de pecado eterno.» Jesus disse isto por alguns terem afirmado: «Ele está possuído por um espírito mau.»
Marcos 3:22-30 BPT
Devocional
Jesus foi sempre alvo de críticas. Algumas tão disparatadas que só mesmo o diabo se lembraria delas, sobretudo por sentir o seu pérfido reino perfurado pelo amor de Jesus.
A Ele não O perturbam acusações disparatadas, mas sempre que estas surgem trata de esclarecer que jamais o bem pode estar aliado com o mal.
Mais, os agentes espirituais malignos não contendem entre si, pelo que quando são derrotados só pode mesmo ser obra de Jesus. Perante Ele nenhum demónio se coloca em bicos de pés.
Atenção, pois, a toda a sorte de arrogância terrena. Recorde-se que “Deus perdoa tudo, tanto pecados como palavras contra Ele próprio, quaisquer que sejam”, contudo é intransigente com a obstinação espiritual.
Sim, a pessoa que desdenha, subestima e ridiculariza o Espírito Santo está, no fundo, a condenar-se a si mesma.
Quem se fecha intencionalmente ao toque de Deus dispensa definitivamente o Seu perdão.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!