Leitura bíblica
Passados dias, Jesus entrou de novo em Cafarnaum e soube-se que ele estava em casa. Juntou-se tanta gente que não havia mais lugar em frente da porta. Estava Jesus a anunciar-lhes a sua mensagem quando trouxeram um paralítico transportado por quatro homens. Porém, como eles não conseguiam levá-lo até junto de Jesus, por causa da multidão, subiram ao telhado. Fizeram uma abertura mesmo por cima do lugar onde Jesus estava e desceram o paralítico deitado na sua enxerga. Quando Jesus viu a fé que eles tinham, disse ao doente: «Meu filho, os teus pecados estão perdoados.» Mas alguns doutores da lei que ali estavam sentados puseram-se a pensar no seu íntimo: «Como é que este homem se atreve a falar assim? Ele ofende a Deus! Quem pode perdoar pecados a não ser Deus?» Porém, Jesus, percebendo bem o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: «Por que é que pensam dessa maneira no vosso íntimo? Será mais fácil dizer a este paralítico “os teus pecados estão perdoados” ou dizer-lhe “levanta-te, pega na tua enxerga e caminha”? Pois fiquem sabendo que o Filho do Homem tem poder na Terra para perdoar pecados.» Declarou então ao paralítico: «Sou eu que te digo: Levanta-te, pega na enxerga e vai para tua casa.» O homem levantou-se imediatamente, pegou na enxerga e foi-se embora à vista de todos. Ficou toda a gente tão maravilhada com o que viu que louvava a Deus exclamando: «Nunca se viu uma coisa assim!»
Marcos 2:1-12 BPT
Devocional
Jesus tem o condão de atrair pessoas para junto de Si. O Seu amor é irresistível, o Seu carácter apaixonante e a Sua voz incrivelmente dócil.
Não admira que tanta gente O siga, quanto mais não seja para escutar o que diz. A Sua mensagem de paz seduz vidas que assumem a sua própria turbulência interior.
Daí, haver quem faça qualquer coisa para se encontrar com Ele ou “invente” formas de levar amigos aos Seus pés. Diante de tamanhas demonstrações de fé n’Ele, Jesus não hesita em aliviar o peso espiritual que impeça alguém de caminhar.
Há paralisias que se devem a uma consciência pesada perante Deus. Pois bem, o anseio de Jesus é desfazer essa culpa e restabelecer a comunhão plena com o Pai.
Jesus veio para perdoar e não para condenar. Ele veio facilitar e não complicar. Mais do que a cura física, o Seu rasto de perdão deixa “meio mundo” maravilhado e a louvar a Deus exclamando: “Nunca se viu nada assim!”
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!