Leitura bíblica
Veio depois um homem com lepra procurar Jesus e pediu-lhe de joelhos: «Se quiseres, podes purificar-me da lepra.» Jesus teve muita pena dele, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero, sim! Estás purificado.» E naquele mesmo instante a lepra desapareceu e ficou purificado. Então Jesus dirigiu-se-lhe em tom firme, mandou-o embora e disse: «Escuta! Não fales disto a ninguém. Vai primeiro ao sacerdote para ele te examinar, e pela tua purificação oferece o sacrifício que Moisés determinou, para que saibam que estás purificado.»
Marcos 1:40-44 BPT
Devocional
É muito comum Jesus ser procurado nas horas de maior aflição. Quando todas as soluções alternativas se fecham, Ele não defrauda quem Lhe confia os seus dramas.
Ainda para mais quando não são feitas exigências absurdas. Ele comove-Se com as pessoas que, tendo uma noção apurada do Seu poder, se submetem à Sua vontade sem O chantagear.
Jesus compadece-Se de vidas que estão em lenta decomposição. A Sua vontade é que a esperança lhes seja devolvida rapidamente.
Daí, além de as ouvir, quando o mundo ao redor as ignora ou despreza, Ele opta também por as tocar. Jesus nunca se furta ao contacto com os que sofrem, tal é o Seu desejo que sejam purificados.
E ao recuperá-los estimula-os sempre a seguir os trâmites espirituais vigentes.
Acontece, no entanto, que por muita discrição que lhes seja recomendada, torna-se impossível conter a gratidão que inunda os seus corações, pelo que os feitos de Jesus se espalham por tudo o que é lado.
E mais gente O busca e Ele a todos atende.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos acompanha nesta viagem até à Páscoa. Um novo devocional todos os dias. Lê ou ouve, juntos faremos este caminho entre alguns lamentos e muitas expressões de gratidão!