#12 Eu sou o caminho, a verdade e a vida
«Eu sou o caminho, a verdade e a vida», respondeu Jesus. «Ninguém pode chegar ao Pai sem ser por mim. E já que me conhecem ficam a conhecer também o Pai. E desde agora ficam a conhecê-lo porque o viram.»
— JOÃO 14:6-7 (BPT09)
Estes três substantivos geram em mim a seguinte reflexão: Que tipo de caminho, que tipo de verdade e que tipo de vida é Jesus?
Refletindo, concluo que Jesus é o único caminho; Jesus é o caminho certo e seguro; Jesus é o caminho valioso. Jesus não Se limita a ensinar o caminho ou a mostrar o caminho; Ele é o caminho. A afirmação de Jesus: “ninguém vem ao Pai, senão por mim”, anula qualquer outro caminho para chegar ao Pai; anula qualquer outro caminho que nos apresente outra possibilidade de salvação, reconciliação e transformação. É por isso que Jesus é o caminho certo e seguro!
Jesus é a verdade completa; Jesus é a verdade que liberta; Jesus é a verdade que transforma. A verdade não é um conjunto de crenças, que estão em harmonia com a Bíblia. A VERDADE É JESUS! Porque Jesus é a revelação completa do Pai (eu e o Pai somos um), nunca deixou de revelar/testemunhar sobre o Pai, mesmo na hora de maior agonia (morte). Sendo Jesus a verdade, e se com Ele andarmos (relacionamento/intimidade), seremos libertos (a verdade liberta) e transformados à Sua imagem e semelhança. Alguém afirmou: “a natureza nos forma, o pecado nos deforma, a educação nos informa, a penitência nos reforma, mas só Jesus nos transforma”.
Jesus é a vida total – vida eterna. Jesus é o Senhor da vida: “Nele está a vida e a vida é a luz dos homens.” Jesus Cristo é a vida que precede a morte, a vida que sucede à morte e a vida que vence a morte. Se pensarmos bem, a vida natural é um vapor, e a eterna uma existência. (Tiago 4.14)
Num determinado momento, Pedro faz uma pergunta: “Senhor, para quem iremos nós?” O significado das palavras de Pedro é o seguinte: Não há ninguém mais para quem possamos ir; ninguém que satisfaça os anseios do nosso coração. E PORQUÊ?! Porque Jesus é o caminho para Deus Pai, porque Ele é a verdade de Deus (cf.1.14) e a vida de Deus (cf. 1.4; 3.15; 11.25).
ENTREGA-LHE A TUA VIDA!
— Ari Gomes
Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point