#07 Eu sou o caminho, a verdade e a vida
«Eu sou o caminho, a verdade e a vida», respondeu Jesus. «Ninguém pode chegar ao Pai sem ser por mim. E já que me conhecem ficam a conhecer também o Pai. E desde agora ficam a conhecê-lo porque o viram.»
— JOÃO 14:6-7 (BPT09)
No ano passado, o fabricante de cigarros Marlboro usou este slogan publicitário: “Don’t be a maybe” (que, traduzido à letra, significa: “Não sejas um talvez”). Estas palavras tocaram-me. Somos, cada vez mais, incapazes de nos decidirmos por algo, porque não queremos perder nada. Que caminho vou escolher nesta sociedade, que nos oferece tantas coisas diferentes? Queremos escolher um caminho que significa pura felicidade e, por isso, sentimos uma enorme pressão. Tomé fez a mesma pergunta a si mesmo: Senhor, nós não sabemos para onde vais, como podemos saber o caminho? E a resposta de Jesus é: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
Acho interessante Jesus ter-lhe dito: “Eu sou o caminho”. Não lhe disse que ia mostrar o caminho certo, nem lhe disse que conhece o caminho certo. Isso já muitos disseram. Mas Ele disse que é o caminho e, com isto, distingue-Se de todos os outros.
A segunda pergunta que muitas pessoas fazem é: existe uma verdade? Em quem posso confiar, hoje em dia, numa sociedade em que há poucos exemplos a seguir? Quem conheceu Jesus sabe como é o Pai, porque Jesus é a verdade personificada de Deus. Tudo o que podemos saber sobre Deus, o nosso Pai, encontra-se na pessoa de Jesus.
Uma coisa é acreditar nessas palavras de Jesus, outra coisa é vivê-las. Será que contamos com Jesus, de forma prática? Estamos convencidos de que Ele vai agir? Acreditamos realmente que não precisamos de nada mais? Que Ele é o caminho, a verdade e a vida? Deus não depende de nós, mas Ele quer transformar-nos profundamente. Don’t be a maybe.
— Ruth Schwarz
Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point