40atos dia 30: Seja o primeiro

30-Be-First

Provavelmente existem poucas situações em que devamos procurar ser “primeiro”. Uma é nas Olimpíadas. A outra é no voluntariado. O que acontece é que, se espera que outro levante a sua mão antes de si, então perde a oportunidade de fazer uma diferença generosa. A mudança pode ter o aspeto de uma pequena onda ou de uma vaga enorme. Hoje mostre a sua disponibilidade para fazer os trabalhos mais difíceis quando mais ninguém quer. Seja o primeiro a levantar a mão.

Pequenas ideias, grande impacto
Ofereça-se para ir buscar café ou chá para os seus colegas de escritório, ou lavar a loiça que todos usaram ao fim do dia. Ofereça-se para orar por alguém – não fique à espera que ‘aquela pessoa mais espiritual’ tome a iniciativa. Aceite aquela tarefa mais difícil na próxima reunião de pais com os professores. Já percebeu a ideia… tome a iniciativa!

Faça algumas ondas
Conhece algum ponto de distribuição de refeições a necessitados? Talvez um projeto de ação social ligado à sua igreja? Vá lá: telefone aos organizadores e ofereça a sua ajuda.

Mude o mundo (provavelmente)
Faça uma lista das coisas com que se voluntariou no passado. Vêm algum padrão? Por outras palavras, em que coisas sente paixão por ajudar? Deixe-se inspirar no blog de hoje e depois use uma hora para pensar sobre o que faria para tornar o mundo melhor se não pudesse falhar. Ore sobre isso. Aceite o desafio e ponha o seu plano em ação.

Mãos no ar! Mostre-nos em que coisas se está a voluntariar e use #40acts.

A pura e verdadeira religião diante de Deus, nosso Pai, é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas nas suas dificuldades e afastar-se da corrupção do mundo.
Tiago 1.27

Traduzido e adaptado do artigo completo e original em inglês, sob autorização.