Advento 2017 semana 3

#20 Paz na Terra – Advento 2017

Leitura

O nascimento de Jesus aconteceu assim. A sua mãe, Maria, estava prometida em casamento a José, mas antes que se casassem José descobriu que ela estava grávida. Isso aconteceu pelo poder do Espírito Santo. José sentiu-se envergonhado, mas como era de espírito nobre, resolveu tratar o assunto com discrição, de modo que Maria não passasse por uma humilhação pública.
Enquanto pensava no que fazer, ele teve um sonho, e no sonho o anjo de Deus falou: “José, filho de David, não tenhas medo de te casar. Maria está grávida pelo Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu, José, a ele darás o nome de Jesus — ‘Deus salva’ — porque ele salvará o povo dos seus pecados deles.” Era o cumprimento da palavra do profeta: Prestem atenção: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho; Eles o chamarão Emanuel (Deus Connosco, em hebraico).
Então, José acordou e fez exatamente o que o anjo de Deus lhe havia ordenado no sonho: casou-se com Maria. Entretanto, não se envolveu fisicamente com Maria enquanto ela não teve o menino, a quem chamou Jesus.
— Mateus 1.18-25
(adaptado de A Mensagem, de Eugene Peterson)

Devocional

Assim como Deus tinha um propósito para a vida de Maria e de José também tem para cada um de nós. Tal como José estava pronto para ouvir o que deveria fazer, também nós devemos ter o nosso coração aberto para podermos escutar o que Ele nos tem para dizer e estarmos dispostos a cumprir o que Ele nos diz.

Muitas vezes o que nos é indicado é bastante longe da nossa zona de conforto e Deus não quer que estejamos confortáveis no nosso sofá relaxados à espera que tudo seja fácil. Por vezes, antes de agirmos pensamos demasiado no que os outros irão pensar da nossa ação e hesitamos no que devemos realmente fazer. Precisamos de pedir orientação a Deus para que nos guie e para que nos ajude a deixar esses pensamentos de lado.

Mesmo não sendo fácil, Deus não vai ficar a observar de longe o que iremos decidir. Ele quer fazer parte do nosso dia-a-dia e para isso, tal como fez com José, Ele irá tranquilizar-nos! Submetamo-nos a Ele, para que cumpra em nós os seus propósitos, e deixemos que Ele cuide de quaisquer resultados eventuais!

— Matilde Figueiredo