Advento 2017 semana 2

#11 Porque para nós um menino nasceu – Advento 2017

Leitura

Jesus disse: «Por um breve tempo, a luz ainda estará entre vós. Andem nessa luz, para que a escuridão não vos destrua. Se andam no escuro, não podem saber para onde estão a ir. Se têm a luz, creiam na luz. Então, a luz estará dentro de vós, brilhando na vida de cada um, e serão filhos da luz».
— João 12.35-36
(adaptado de A Mensagem, de Eugene Peterson)

Devocional

Hoje Paizinho, dou graças por nunca teres desistido de mim… mesmo nos momentos de verdadeira cegueira onde, por entre as brumas mais densas, Tu fazias sempre questão de rasgar um raio de sol… e aí afirmar a tua presença em mim!

A tua luz, Pai, faz-me falta, alimenta o meu corpo e alma. A tua chama, Pai, aquece o meu coração. O teu farol, Papá, orienta-me para junto de Ti. E é sempre tão bom esse encontro… Mas apesar desse permanente aconchego teu ser muito bom, teimo em baixar os braços e em descansar. Aliás sempre que me distraio, com o “aquilo” e com o “aquele outro” que me arrebata no dia-a-dia, rapidamente fecho os olhos com toda a força para não ver o que faço, o que me fazem! Na maior parte das vezes, é tão mais fácil esconder a cabeça na areia, procurar a escuridão e ignorar que “tudo aquilo” tem mesmo a ver comigo, com o outro e, no essencial, com o amor de uns para com os outros!

Hoje, Pai, peço-te para conseguir permanecer em pleno no teu amor e ser a fonte da tua luz para quem no meu caminho se cruzar.

Hoje, Papá, peço-te, em nome do Teu filho, Jesus, que me perdoes todos os olhos que fechei, os olhares que desviei ou que simplesmente ignorei.

Hoje, meu Pai, caminhar pertinho de Jesus e procurar ser o seu reflexo é o meu único conforto, pois anima a minha alma e esperança de agir como tua filha da luz.

— Anabela Coelho e Nuno Nunes