Advento 2017 semana 1

#6 Luz do Mundo – Advento 2017

Leitura

No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor sentado num trono — elevado e exaltado! A aba do seu manto encheu o templo. Os serafins pairavam acima dele, cada um com seis asas. Com duas asas, cobriam o rosto; com duas, os pés; com duas, voavam. E proclamavam uns aos outros: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos de Anjos. A Sua glória deslumbrante enche toda a terra”. Os fundamentos tremeram ao som da voz dos anjos e, então, toda a casa se encheu de fumo. Eu disse: “Juízo! É o dia do juízo! Estou perdido! Cada palavra que falei na vida era podridão, soou como blasfémia! E o povo com que vivo fala da mesma maneira, são palavras que corrompem e profanam. E agora olhei diretamente para Deus! O Rei! O Senhor dos Exércitos de Anjos!” Então, um dos serafins voou até mim. Ele segurava na mão uma brasa que havia tirado do altar com uma tenaz. Tocou a minha boca com ela e disse: “Esta brasa tocou os teus lábios. A tua culpa se foi, os teus pecados foram apagados”. Então, ouvi a voz do Senhor: “A quem enviarei? Quem irá por nós?” Foi aí que respondi: “Eu irei. Envia-me!”
— Isaías 6.1-8
(adaptado de A Mensagem, de Eugene Peterson)

Devocional

Deus apresenta-se num trono alto e exaltado na visão de Isaías. Após isto, é louvado pelos serafins provocando um tremor nos fundamentos do templo que se enche de fumo.

Quando colocamos Deus em primeiro lugar, glorificando-o através deste ato, isto não significa obrigatoriamente que a nossa vida se encherá de brilho e de felicidade. Deus faz “tremer” os fundamentos em que construímos a nossa identidade, trazendo toda a poeira da nossa alma bem à vista dos nossos olhos. Todo o pecado é evidenciado assustando-nos, perdendo de vista um cenário positivo.

É precisamente no momento em que todo o fumo invade o templo que Isaías reconhece o pecado das palavras ditas e as do seu povo. O coração arrependido foi essencial para que Deus o perdoasse. Com a queimadura, Deus passou a ser o Senhor de Isaías e dos seus lábios. Queimar as partes da nossa vida onde pecamos para assim podermos servir a Deus é um processo difícil e doloroso.

Quando colocamos Deus em primeiro lugar conseguimos ver e reconhecer os nossos pecados, somos perdoados por Ele e capacitados precisamente nas áreas em que éramos débeis. Isaías blasfemava Deus, mas após a intervenção divina tornou-se num profeta. Só Deus tem poder para fazer isto.

— Sophie Pighin