Advento 2017 semana 1

#3 Luz do Mundo – Advento 2017

Leitura

Antes de tudo, havia a Palavra, a Palavra presente em Deus, Deus presente na Palavra. A Palavra era Deus, Desde o princípio à disposição de Deus. Tudo foi criado por meio dele; nada — nada mesmo! — veio a existir sem ele. O que veio à existência foi a Vida, e a Vida era a Luz pela qual se devia viver. A Luz da Vida brilhou nas trevas; as trevas nada puderam fazer contra a Luz.
— João 1.1-5
(adaptado de A Mensagem, de Eugene Peterson)

Devocional

O Verbo, a Palavra, refere-se a Jesus. Ele sempre existiu juntamente com o Pai e esteve envolvido em todo o processo da criação. Por aqui podemos ver Jesus como Criador e como motivo para a criação. Ele pode ter vindo apenas à Terra no advento, porém a Sua existência é eterna. E isso mostra o Seu papel ativo na vida humana, mesmo antes da fundação do mundo.

Previamente ao Seu nascimento, Jesus já tinha vida e só alguém que sempre teve vida pode dar vida. Só alguém que sempre foi Luz, mesmo antes do “Haja luz”, pode iluminar o ser humano. E apesar do estado em que o pecado deixou a criação, Jesus resplandeceu onde parecia não haver mais esperança, onde tudo estava escuro.

No entanto, o mesmo Deus que no princípio deu luminares para iluminar fisicamente a Terra, agora através de Jesus quer iluminar a alma das pessoas. E mesmo que a escuridão tente apagar o brilho da luz de Jesus, nada pode fazer porque está na presença do Criador de tudo o que existe.

— Ruben Campos e Patrícia Matos