Eu sou a ressurreição e a vida

#36 Eu sou a ressurreição e a vida

Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, mesmo que morra, há de viver. E todo aquele que está vivo e crê em mim, nunca mais há de morrer.
João 11:25‭-‬26 (BPT)

A Ressurreição é a nossa esperança. O que nos mantém livres do desespero é a fé de que a morte não terá a última palavra e todas as mortes serão alvo do poder da ressurreição, quando todas as coisas voltarem à sua origem, o Cristo (Efésios 1.10).

Sabemos que Jesus nos dá a Ressurreição depois da morte, mas será que existe também Vida antes da morte? Dá a impressão que muito do nosso Cristianismo foi resumido a “aceitar um bilhete para o céu” ou “assinar um seguro contra o Inferno”. Apesar de isto fazer parte da nossa Fé, o chamado de Jesus traz uma radicalidade para o aqui e agora. Jesus não é só Ressurreição, é também Vida.

O Cristo que nos vai dar vida depois da morte, também nos quer dar vida antes dela e fazer de nós as pessoas que Ele projetou para sermos. Vida é muito mais do que a não cessação das nossas funções biológicas, Vida é muito mais do que a animação da nossa consciência. Vida é Deus, Vida é o que procede de Deus, Vida é ter o amor de Deus derramado sobre nós. E, nos momentos em que nos apercebemos deste Amor imensurável, sabemos que morte ou vida são um detalhe, pois “quer vivamos quer morramos, somos do Senhor” (Romanos 14.8).

Senhor, a tua Vida habita-me. Porém, insistentemente, teimo em apenas subsistir, existir e, quando muito, ter a esperança que, pela Tua Graça, quando morrer, a minha existência não cessa, as minhas amizades não morrem, as minhas memórias não desaparecem, os meus laços não se desatam. E Tu, Senhor, me garantes isso, porém, tudo isto é consequência da Vida que és Tu, pois, de si mesmo, nada é.

Por vezes, o meu coração abre-se e consigo ver com clareza que a Vida és Tu e isso basta. Mas, na maioria das vezes, os meus olhos espirituais toldam-se e só consigo ver o natural. Porque Te ignoro, Vida, se lá no fundo sei que és tudo o que preciso?

O que Te peço hoje é que me dês Vida, que as minhas resistências vacilem e eu usufrua da Tua Vida abundante, que sopres em mim, à semelhança de Adão, e me faças um real possuidor de Vida e não apenas um ente que existe.

— Natanael Gama

Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point