Eu sou o pao da vida

#33 Eu sou o pão da vida

Eu sou esse pão que dá vida. Aquele que me aceita nunca mais há de ter fome…
João 6:35 BPT
Eu sou esse pão vivo que veio do Céu. Quem comer deste pão viverá para sempre. Mais ainda! O pão que eu hei de dar é o meu corpo oferecido para que o mundo tenha vida.
João 6:‬51 BPT

De sete maneiras diferentes, no evangelho de João, o Senhor Jesus usa uma metáfora para expressar algo acerca do Seu caráter, algo para evidenciar a Sua divindade. No capítulo seis, Ele descreve-se a Si mesmo como o Pão da vida.

O pão é um dos alimentos mais populares, em qualquer país. Em qualquer parte do mundo é possível vermos pessoas nos mercados, padarias, lojas de conveniência, quiosques, etc., à procura de pão, porque é um dos mais antigos e valiosos alimentos.

Jesus veio ao mundo para suprir as nossas mais profundas necessidades, que começam pela própria vida e passam, necessariamente, pelos alimentos. Não existe vida sem Cristo, Ele dá-nos vida em todas as dimensões. Jesus é, por excelência, o supridor das nossas necessidades, satisfaz-nos completamente. Nós podemos (e devemos) identificar-nos com Cristo. Quando comemos pão, permitimos que todos os seus elementos nutrientes se associem ao nosso organismo. Quando nos alimentamos, espiritualmente, de Cristo, recebemos o que d’Ele provém. Nós tornamo-nos parte d’Ele!

Os médicos costumam dizer que “a pessoa é aquilo que come”, ou seja, as pessoas que se alimentam mal, vivem mal. O cristão destaca-se no mundo, especialmente por ser bem alimentado no mundo espiritual. E quanto mais nos alimentarmos, mais crescemos.

Cada vez que celebramos a Ceia do Senhor, em comemoração da morte redentora de Jesus, lembramos os Seus sofrimentos, que podem ser, mais ou menos, avaliados, ao pensarmos no penoso processo de fabrico do pão. O pão moído, amassado, triturado e levado ao fogo, torna-se um alimento “vivo” para nós, para o nosso corpo.

A morte de Cristo concede-nos vida. A vida de Cristo sustenta-nos. As palavras de Cristo vivificam-nos.

O que significa Jesus ser o Pão da Vida?

— Elisabete Simões

Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point