Eu sou a videira verdadeira

#24 Eu sou a videira verdadeira

Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é quem trata da vinha.
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que estiver unido comigo dá muito fruto porque sem mim nada podem fazer.
João 15:1‭, ‬5 (BPT09)

Tony Asher e Brian Wilson criaram, por volta do ano de 1966, um tema que viria a ser um sucesso celebrizado pelos americanos The Beach Boys e que tem por título uma expressão não menos famosa – God Only Knows («só Deus sabe»). No refrão, a banda californiana, referindo-se certamente a uma musa inspiradora, canta «God only knows what I’d be without you».

As referências culturais a Deus são, hoje, uma raridade. Certo é que, com maior ou menor perceção nossa, querendo ou não o Homem, só Deus sabe. Na verdade, bem mais do que saber o que seria de nós sem a pessoa amada de uma qualquer canção pop, e de entre tudo aquilo que só Ele conhece, só mesmo Deus sabe o que seríamos nós sem Ele!

Na imagem da videira, Jesus reúne um riquíssimo conjunto de ensinamentos. Mais uma vez, toca na nossa essência, vai ao fundo de nós. E, no meio do nosso existencialismo, o Mestre é perentório: «Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.» (João 15.5).

Jesus dá-nos a identidade – diz quem somos e chama-nos pelo nome. Uma identidade dinâmica, frutífera. Mas deixa um alerta claro – o resultado da Sua ausência em nós é a nossa incapacidade para fazer o que quer que seja. Acrescentaria eu – é a nossa incapacidade para, sequer, ser algo relevante.

As palavras de Jesus são particularmente reconfortantes para alguém que luta diariamente com uma natureza pecaminosa e que precisa de permanente redenção e renovação de entendimento – são a certeza que me permite caminhar.

Na verdade, só mesmo Deus sabe o que seríamos sem Ele.

Reflitamos: para onde iremos nós se só Ele tem as palavras da vida eterna?

— João Monteiro

Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point