40atos dia 9: Misturar tudo

09-Mix-It-Up

Tendemos a usar as palavras “caldeirão cultural” quando pensamos em sítios culturalmente diversos, mas e se for mais uma saladeira? Menos de ‘nos tornarmos o mesmo’, mais de ‘complementar o sabor de cada um’. Os nossos sabores devem ser celebrados. Vamos misturar tudo.

Tenho 5 minutos
Que mistura tem onde vive? Pense na etnia com quem se mistura mais, para além da sua. Pode ter vizinhos chineses ou algumas pessoas da Ucrânia a frequentar a sua igreja. Podia usar a Internet para aprender algumas formas de cumprimentar nessa língua hoje? Comece com ‘olá’ e ‘obrigado’, escolhas acertadas em qualquer conversa!

Tenho 15 minutos
Procure alguém – vizinho, pai de colega do seu filho, alguém que atende numa loja – cuja etnia seja diferente da sua. Faça questão de construir uma ponte com essa pessoa hoje.

Tenho algumas horas
Prepare uma celebração cultural na sua comunidade. Junte-se a outras pessoas que estão a fazer o desafio dos 40atos, à sua igreja ou um grupo na sua comunidade local e organizem uma festa. Peçam para todos participarem cozinhando um prato nacional, partilhem a comida e a amizade.

Visto que hoje estamos a tratar da diversidade, as oportunidades para tirar fotos são ilimitadas. Mostre como estão a correr as vossas misturas com #40acts.

Traduzido e adaptado do artigo original em inglês, sob autorização.