Advento 2017 semana 3

#18 Paz na Terra – Advento 2017

Leitura

Um Ramo verde vai brotar do tronco de Jessé, um Renovo rebentará das suas raízes. O Espírito do Eterno, doador da vida, paira sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que orienta e concede força, o Espírito que instila a sabedoria e o temor do Eterno. O temor do Eterno será a sua alegria e prazer. Ele não vai julgar pelas aparências nem tomar decisões com base em rumores. Ele vai julgar a causa dos oprimidos com base no que é correto, pronunciar sentenças justas em favor dos pobres da terra. As Suas palavras vão inspirar respeito e reverência. Um mero sopro dos seus lábios derrubará os maus. Toda a manhã, ele se vestirá com roupas e botas adequadas para o trabalho e se empenhará em edificar justiça e fidelidade na terra. O lobo vai brincar com o cordeiro, e o leopardo vai dormir com o cabrito. O bezerro e o leão comerão no mesmo lugar, e uma criança será capaz de cuidar deles. A vaca e o urso vão pastar no mesmo campo, os seus bezerros e filhotes vão crescer juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criança de colo vai gatinhar sobre o ninho da cobra, e a que começou a andar enfiará a mão na toca da víbora. Nem animal nem homem irá ferir ou matar alguém no meu santo monte. Toda a terra vai encher-se do conhecimento do Deus vivo, um conhecimento tão grande e profundo como o mar. Naquele dia, a Raiz de Jessé será levantada e estabelecida como uma bandeira para reagrupar os povos. Todas as nações virão a ele, e o lugar em que ele reinar será glorioso.
— Isaías 11.1-10
(adaptado de A Mensagem, de Eugene Peterson)

Devocional

No futuro, quando desfrutarmos da eternidade tudo vai ser risonho. As muitas promessas e profecias descritas neste e noutros textos das Escrituras, corroboradas pelas próprias afirmações de Jesus e dos seus discípulos, são reconfortantes e perspectivam-nos momentos e realidades que prontamente aceitamos:

  • Paz, alegria, beleza, harmonia, felicidade, riqueza…
  • Ausência total da noite, de dor, de lágrimas … (e de moscas “espero!”)
  • Presença de Jesus!

Mas… nós vivemos num presente que está repleto de horrores e atrocidades a cada esquina. Contudo, a presença de Jesus que almejamos na eternidade está totalmente acessível, a cada segundo que vivemos aqui, na terra. Na nossa casa, rua, vizinhança, no trabalho ou tempo de lazer.

Porque cremos então, tão resolutamente na Sua presença na eternidade e duvidamos da mesma hoje ou a vivemos como se fosse utopia?

Emanuel é Deus connosco, aquele que é a Raiz de Jessé. Jesus está connosco hoje, assim como estará na Eternidade!

— Paula e Fernando Tavares