Advento 2017 semana 3

#15 Paz na Terra – Advento 2017

Leitura

Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho, o seu único filho, pela seguinte razão: para que ninguém precise ser condenado; para que todos, crendo nele, possam ter vida plena e eterna. Deus não se deu ao trabalho de enviar o seu Filho apenas para poder apontar um dedo acusador e dizer à humanidade como ela é má. Ele veio para ajudar, para pôr o mundo nos eixos outra vez. Quem confiar nele será absolvido, mas quem não confiar terá sobre si, sem o saber, uma sentença de condenação; E por quê? Porque não foi capaz de crer no único Filho de Deus quando este lhe foi apresentado.
Esta é a situação: a luz de Deus invadiu o mundo, mas a humanidade inteira correu para as trevas. Fugiram porque não estavam interessados em agradar a Deus. Aquele que pratica o mal, é viciado em negar a realidade e ilude-se; odeia a luz de Deus e não vai querer aproximar-se dela, para não ser submetido a uma exposição dolorosa. Mas quem crê e vive na verdade recebe de coração a luz de Deus, de modo que a sua obra pode ser vista, pois é a obra de Deus.
— João 3.16-21
(adaptado de A Mensagem, de Eugene Peterson)

Devocional

Só o poder de Deus
Pode mudar teu ser
A prova que eu te dou
É que mudou o meu,
Não vês que sou feliz
Servindo ao Senhor
Nova criatura sou
Nova sou.

Depois de 15 dias em que mal pronunciou uma palavra, o meu pai cantou-nos de viva voz este corinho que aprendera ainda em criança. Algumas horas depois, ele partia para a eternidade onde, certamente, continua a cantar. Nem mesmo a mais temida escuridão abalou a certeza de que estava remido em Cristo. E isto porque um dia, ouviu falar do amor de um Pai. Um amor tal, que O levou a entregar o Seu único e amado filho para apagar toda – TODA – a condenação daqueles que nele cressem.

Seis anos depois de o ter visto partir, continuo a achar que a melhor herança que recebi do meu pai foi a de ter sido educado a procurar sempre olhar e aproximar-me desta luz que invadiu o Mundo, mesmo quando as trevas parecem cercar-me e ameaçam engolir-me. E só assim posso ter a certeza que, aqui e na eternidade, seguirei cantando: “Só o poder de Deus”…

— Tiago Silva