Advento 2017 semana 1

#5 Luz do Mundo – Advento 2017

Leitura

Prestem atenção: está a chegar o tempo — decreto do Eterno — em que vou cumprir a promessa que fiz às famílias de Israel e de Judá. Quando chegar esse tempo, vou fazer brotar um Ramo novo do Tronco de Davi. Ele vai governar esta nação de forma justa e honesta, pondo as coisas em ordem e fazendo justiça. Então, Judá estará tranquila, e Jerusalém viverá em segurança. O lema da cidade será: O Senhor pôs tudo em ordem e fez justiça para nós.
— Jeremias 33.14-16
(adaptado de A Mensagem, de Eugene Peterson)

Devocional

Noutros tempos era habitual selar um acordo ou uma promessa apenas com um aperto de mão, este gesto simples bastava como sinal de confiança e fidelidade no cumprimento das condições de um contrato. Voltar atrás ou o não cumprimento dessas condições seria visto como uma falha muito grave, uma perda total de confiança e um sinal de grande injustiça.

Nos nossos dias continuamos a selar acordos e a realizar contratos, estes cada vez mais elaborados e protegidos na tentativa de resguardar qualquer problema ou minimizar qualquer desconfiança. Mas… tememos sempre ser enganados.

Deus não nos engana e não volta atrás nas suas promessas, ele jamais quebra a sua palavra. Apesar da nossa desconfiança e imaturidade, Ele sempre cumpre o que promete no momento certo, sem atrasos nem adiantamentos. “Deus não muda de palavra, como os homens, não volta atrás, como os mortais. Será que ele diz uma coisa e não a faz? Porventura promete e não realiza?”

— Marcos Oliveira