Advento 2017 semana 1

#2 Luz do Mundo – Advento 2017

Leitura

Que todos os dons e benefícios que vêm de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo sejam vossos. Toda a vez que penso em vocês — e faço-o com frequência! — agradeço a Deus pela vida que levam, com livre acesso a Ele, concedido por Jesus. O que aconteceu convosco é algo que excede a imaginação humana e não pode ser dito em palavras. Cristo pode ser visto claramente na vida de cada um de vós. Basta pensar que vocês não precisam de nada, já têm tudo! Todos os dons de Deus estão entre vós, que aguardam com expectativa o retorno do Senhor Jesus. Além disso, Deus está convosco disposto a manter-vos no caminho até que todas as coisas sejam acertadas de vez por Jesus. Deus, que vos conduziu a esta aventura espiritual, compartilha connosco a vida do seu Filho e nosso Senhor Jesus. Ele jamais irá desistir de vós. Nunca se esqueçam disso.
— 1 Coríntios 1.3-9
(adaptado de A Mensagem, de Eugene Peterson)

Devocional

Como professora, nos últimos anos tenho tido o privilégio de seguir as minhas turmas ao longo de quatro anos. Isso deu-me a possibilidade de pensar e implementar projetos com intencionalidade, tendo em conta um alvo maior que não apenas o de os alunos atingirem os objetivos definidos para cada disciplina, mas, acima de tudo, algo que os ajude a crescer como pessoas melhores.

Há pouco tempo um aluno meu partilhava com a mãe: “A professora disse que era nossa amiga. E sabes? Ela é mesmo nossa amiga.” Acredito que podemos ver algumas semelhanças com a relação que Paulo tinha com os crentes a quem escrevia. Ele tinha sido incumbido de realizar um projeto maior: levá-los a um crescimento espiritual, preparando-os, incentivando-os, dando-lhes pistas, chamando-os à atenção quando necessário, amparando-os nas “quedas” e criando neles a consciência de que esta caminhada, até à vinda de Jesus, não se faria “com uma perna às costas”. Seria uma luta diária.

Mas se, como professora, posso dar aos meus alunos alguma sensação de segurança, sendo eu tão falível nos meus atos, por outro lado, nós enquanto cristãos, temos a certeza de que o Pai, o nosso Mestre, além de tudo o que já fez na nossa vida, continuará, sem vacilar, sem desistir de nós, a fazer-nos permanecer no seu “projeto”, mesmo quando teimamos em sair do trilho.

— Madalena Figueiredo