Eu sou a ressurreição e a vida

#40 Eu sou a ressurreição e a vida

Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, mesmo que morra, há de viver. E todo aquele que está vivo e crê em mim, nunca mais há de morrer.
João 11:25‭-‬26 (BPT)

O evangelho de João é único. É a cereja no topo do bolo!
É diferente dos outros três, Mateus, Marcos e Lucas. Foi o último dos quatro evangelhos a ser escrito e um dos últimos textos do Novo Testamento, em conjunto com as cartas de João (I, II, III) e Apocalipse.

O texto de João coloca uma ênfase especial na divindade de Jesus Cristo. Por outras palavras, tem como objetivo demonstrar e revelar que, Jesus, era Deus. A segunda pessoa da Trindade. Aquele que estava presente em tudo o que o Pai criou e estabeleceu. Aquele, de quem o texto diz: sem Ele, nada teria sido criado, porque Ele foi, ao mesmo tempo, o Redentor de toda a criação. Em João, o mais importante não é tanto o que Jesus fez, mas quem ELE É e como Se deu e Se dá a conhecer, em tudo o que fez e disse.

Os outros evangelhos salientam o que Jesus fez, as Suas origens, os Seus ensinos e o cumprimento das profecias sobre o Messias. Mas João está interessado em interpretar e salientar quem ELE É verdadeiramente, sem deixar margem para dúvidas. Em João, o Deus que tudo pode e É, está próximo, e É tudo o que precisamos. É o meio para nos chegarmos a Deus Pai. É o Deus que Se relaciona, que Se dá a conhecer.

João quer responder, através do seu evangelho, à principal pergunta feita por Jesus aos Seus discípulos: “Para vocês que me seguem (…) QUEM SOU EU? (…) DE QUEM É QUE EU SOU FILHO?”

Em João, temos a revelação de que o Deus criador e sustentador de todas as coisas, mais do que Se apresentar como O que tinha sido prometido, como alguém que pode todas as coisas, é Aquele que veio até nós e que Se apresenta, de forma vulnerável, propondo um relacionamento que É TUDO para nós. É a nossa suficiência e a nossa provisão!

Meditemos, consideremos, ocupemos o nosso pensamento nisto em alguns momentos do dia. Disse Jesus:

  • EU SOU o teu pão! (6.35) “Jesus afirmou: ‘Eu sou esse pão que dá vida. Aquele que me aceita nunca mais há-de ter fome e o que acredita em mim nunca mais há-de ter sede.’”
  • EU SOU a tua luz! (8.12) “Noutra ocasião, Jesus falou ao povo deste modo: «Eu sou a luz do mundo. Quem me seguir deixa de andar na escuridão e terá a luz da vida.»
  • EU SOU a tua porta, como a porta das ovelhas! (10.7) “Por conseguinte Jesus continuou: ‘Em verdade vos digo, eu sou a porta por onde entram as ovelhas.’”
  • EU SOU o teu pastor, bom pastor! (10.11) “Eu sou o bom pastor. O bom pastor está pronto a morrer pelas suas ovelhas.”
  • EU SOU a tua ressurreição e a tua vida! (11.25) “Jesus então declarou-lhe: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, mesmo que morra, há-de viver.’”
  • EU SOU o teu caminho, a tua verdade e a tua vida! (14.6) “Eu sou o caminho, a verdade e a vida», respondeu Jesus. ‘Ninguém pode chegar ao Pai sem ser por mim.’”
  • EU SOU a videira verdadeira onde estás enxertado como uma vara! (15.5) “Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que estiver unido comigo dá muito fruto porque sem mim nada podem fazer.”

Uma coisa é conhecer e falar de Jesus, com base em informação recebida, seja por leitura ou por tradição do que recebemos dos nossos pais e familiares – pela frequência e envolvimento numa comunidade cristã. Outra bem distinta é aquela que tem por base o que ELE É para nós, como experiência pessoal, inolvidável e concreta. Tens tu esta experiência?

Nestas semanas, que dedicamos ao momento mais solene da vida cristã, a Páscoa, tens essa oportunidade de te aproximares Dele, para O conheceres, como nunca antes aconteceu. Oramos por isso.

O mundo, a nossa cidade, aguardam a manifestação de uma comunidade que fala com o conhecimento e experiência de que ELE É a nossa suficiência.

— João Martins

Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point