Eu sou a ressurreição e a vida

#34 Eu sou a ressurreição e a vida

Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, mesmo que morra, há de viver. E todo aquele que está vivo e crê em mim, nunca mais há de morrer.
João 11:25‭-‬26 (BPT)

Fantástico! Que magnífica afirmação de Jesus! “Eu sou”! O que isto realmente implica, ultrapassa a nossa compreensão. No entanto, uma das funções do Espírito Santo é também conceder-nos a graça de “vermos”, de forma mais profunda, o verdadeiro sentido desta afirmação — Jesus é! Este entendimento revela-nos que, antes de qualquer coisa ter forma ou existir, Ele é! Aliás, foi n’Ele, e por Ele, que tudo foi chamado a existir (João 1.3-4). Tudo ganhou forma n’Ele!

Não obstante esta esplendorosa afirmação, Ele ainda prossegue declarando ser a ressurreição e a vida! Refletir sobre isto cria em nós uma confiança inabalável. Cria em nós, como o apóstolo Paulo dizia, “uma viva esperança”, a qual produz uma segurança inexplicável. As garantias para a eternidade estão implícitas nesta afirmação, basta apenas, e tão-somente, crer verdadeira e genuinamente que Ele, Jesus, é a ressurreição e a vida.

Não existe vida fora d’Ele, Ele é a fonte de todo o tipo de vida! Ressurreição significa o ato de ressurgir, de reaparecer vivo, de tornar a ter vida, e esta é a promessa de Jesus a cada um que n’Ele verdadeiramente crê. Depois desta afirmação, Jesus ressuscitou Lázaro, mostrando assim que Ele é, de fato, quem afirma ser. Que prova mais evidente Marta, Maria, os discípulos e todos os que O ouviam precisavam? Morte é a ausência de vida, logo, morte é a ausência de Jesus, de Deus! O próprio, depois da morte, voltou a reviver e, com isso, trouxe-nos a firme certeza e a garantia de que, por Ele, e n’Ele, podemos descansar e repousar, confiantes quanto à eternidade!

A mesma pergunta se coloca a cada um de nós: “Crês, de verdade, tu nisto?”

— Carlos Couveiro

Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point