Eu sou a videira verdadeira

#21 Eu sou a videira verdadeira

Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é quem trata da vinha.
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que estiver unido comigo dá muito fruto porque sem mim nada podem fazer.
João 15:1‭, ‬5 (BPT09)

Lendo João 15:1-5, fiquei a pensar na imagem da videira, e se era essa uma imagem que naturalmente associo para descrever a minha relação com Deus. Convido-vos a fazer o mesmo.

A verdade é que a imagem da videira é essencial e contém nela o segredo do cristianismo… Ah! Agora apanhei a vossa atenção e já estão a pensar… “então, qual o segredo? O que tenho de fazer? Quais são os passos?” E isto já defrauda parte do problema, a nossa natureza e propensão. Porque é mais fácil nós fazermos as coisas e esperar (assumir) que Jesus venha atrás. Pensamos que dar fruto é fazer fruto. Mas somos nós que vamos fazê-lo?

O grande segredo da vida cristã é, primeiro de tudo… fazer nada!

“Permaneçam em mim…” (BPT) ou “estai em mim” (ARC) é o que Jesus diz aos seus discípulos. A nós.

No texto, a única tarefa que compete ao ramo/vara (discípulo) é permanecer unido à videira (v.4). Porque, um ramo que é ramo, não anda a pensar constantemente: “tenho de dar fruto, tenho de dar fruto, o que devo fazer? Para onde ir?”

É claro que devemos desejar dar fruto, temos neste mesmo texto um aviso em relação a varas em que isto não acontece. Mas aqui trata-se de uma questão de foco. Se estamos preocupados em dar fruto, perdemos o foco de Jesus. Tiramos d’Ele os nossos olhos e não daremos fruto, porque o fruto vem d’Ele. Se nos focarmos em Jesus, o fruto vem naturalmente e damos aquilo que estamos a receber.

O estado de permanecer é algo que desejo desenvolver na minha vida. Devo ser e estar em Jesus antes de fazer… Tens procurado permanecer em Jesus? Andas muito preocupado com o que fazer? Tens os olhos postos em Jesus (Hebreus 12.2)?

— Emily Lange

Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point