Eu sou a luz do mundo

#01 Eu sou a luz do mundo

Eu sou a luz do mundo. Quem me seguir deixa de andar na escuridão e terá a luz da vida.
Enquanto estiver neste mundo, sou a luz do mundo.
João 8:12b (BPT); João 9:5 (BPT)

Quando uma pessoa desmaia, é comum dizer-se que ela “perdeu os sentidos”. A expressão alude ao facto de a pessoa perder, literalmente, o usufruto dos sentidos. Não ouve, não vê, não consegue cheirar, sentir, nem provar, seja o que for, enquanto permanece naquele estado. Nem sequer tem a consciência de que deixou de usufruir desses sentidos.

Ao dizer que Ele é a luz do mundo, Jesus põe em evidência o facto de que Ele é a razão pela qual é possível vermos. Feche os olhos e pense na quantidade de coisas que mudam por não haver luz. As formas e as cores desaparecem, instantaneamente.

Sem luz, não há vida, não se vislumbra caminho, não existe a beleza, nem se conseguem perceber as distâncias entre objetos. Sem Luz, não existimos. Pergunto-me se estou consciente; se de facto existe uma ligação real, ativa e atual entre os meus sentidos e as minhas tomadas de decisão. Estou a usar a Luz para ver mais longe e perceber o caminho a tomar? Ou, em contrapartida, desmaiei e nem me apercebi da perda de sentidos?

Jesus, ajuda-me, hoje, a desfrutar da Tua Luz, a ter consciência dela, a lembrar que é nela que a condenação desaparece e que dela preciso para existir, com propósito. Enquanto estou na Tua Luz, permite que seja Luz para os que não a têm, nem a veem, para que Te possam ver a Ti. Que assim seja (Ámen).

— Paulo Nunes

Os devocionais são um trabalho conjunto de
A Casa da Cidade | Comunidade Cristã de Almeirim | Meeting Point